maringa in1Maringá
linha-gif

Foi fundada em 10 de maio de 1947.

Situa-se no centro norte do Estado do Paraná. Limita-se territorialmente ao norte com os municípios de Ângulo, Astorga e Iguaraçu; ao sul com Floresta; a leste com Marialva e Sarandi; e a oeste com Paiçandu e Mandaguaçu. O IBGE em 2012 estimou a população em 367.410 mil habitantes, assentados numa área de 487,7 quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (PIB, 2008) está estimado em R$ 8,3 bilhões, distribuído entre os setores do Comércio e Serviços, incluindo o turismo (79%); Indústria, incluindo o agronegócio (20,1%); e Agropecuária (0,9%). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) medido pela ONU é 0,841, considerado elevado. De acordo com o Dicionário Aurélio, “maringá” é um referência a boi ou a bode de pelo claro salpicado de negro. Aos habitantes do lugar dá-se o nome de maringaenses.

Historicamente, o povoamento se iniciou por volta de 1938, mas foi apenas a partir dos primeiros anos da década de 1940 que começaram a ser erguidas as primeiras edificações propriamente urbanas, na localidade conhecida mais tarde por Maringá Velho. Eram umas poucas e bastante rústicas construções de madeira de cunho provisório. Destinavam-se, fundamentalmente, a organizar na região um polo mínimo para o assentamento dos numerosos migrantes que afluíam para essa nova terra. Os pioneiros chegavam em caravanas procedentes de vários estados do Brasil, organizadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em sua maioria colonos paulistas, mineiros e nordestinos. No pequeno núcleo urbano que surgia, concentravam-se as atividades de compra e venda de terras, as negociações entre proprietários, a hospedagem de colonos recém-chegados e algumas práticas ínfimas de comércio varejista.

carlos-pupinO local funcionava também como pousada para aqueles que se embrenhavam mato adentro, no rumo desconhecido das barrancas do Rio Ivaí. A companhia se responsabilizou pela venda das terras e lotes, além da construção de estradas e implantação de núcleos urbanos. O traçado urbanístico da pequena aldeia refletia os elementos de provisoriedade do assentamento. Eram logradouros irregulares, sem infraestrutura e escoamento, iluminação ou água corrente. Deve-se observar que desde muito cedo aquele centro pioneiro multiplicou suas funções conforme avançava a ocupação da região. O Maringá Velho, deixava de ser apenas uma área central para desbravamento e se tornava um local para onde os colonos convergiam a fim de receber notícias e correspondências, fazer compras e estabelecer a primitiva rede local de comunicações.

Poucos rios cercam a cidade, que tem como principal meio de abastecimento de água o Rio Pirapó. A captação de água superficial realizada aí corresponde a 88% da água distribuída, sendo os outros 12% provenientes de cinco poços profundos. A cidade, planejada desde o seu nascimento, oferece uma flora invejável. O ano todo é possível observar as suas ruas arborizadas. Especialmente na passagem do inverno para a primavera, muitas árvores explodem em flores. A cidade é considerada uma das cidades mais verdes do mundo. A agricultura continua a ser fundamental, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola se diversificou. Além do café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, e principalmente, soja.

Dentro dos vários segmentos no setor industrial,  têm-se os de metal mecânica, agroindústria, vestuário, prestação de serviços e turismo. O setor industrial não é tão expressivo como a agricultura, mas vem crescendo. O município tem um parque crescente que lida com tecelagem, agroindústria e confecções. Grandes indústrias, como Cocamar, Coca-Cola, Noma, Romagnole, entre outras, fomentam a geração de empregos. As indústrias metal mecânica atendem todo o território nacional e exportam também para países da América Latina uma gama muito grande de produtos. É considerado o polo da moda no sul do país. Conta com cinco grandes centros comerciais: Shopping Avenida Center, Shopping Cidade, Shopping Mandacaru Boulevard, Shopping Maringá Park (antigo Aspen Park Shopping Center) e Shopping Catuaí Maringá.

Filhos ilustres de Maringá
celso-portiolli in1 helena-louro in1 fernanda-machado in1 soniabraga in1
Celso Portiolli Helena Louro Fernanda Machado Sônia Braga


Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados