morada-nova1Morada Nova

Foi fundada no dia 2 de agosto de 1876.

Situa-se no leste do Estado do Ceará, mesorregião do Jaguaribe. Limita-se territorialmente com os municípios de Baberibe, ao norte; Ocara, ao noroeste e leste; Russas, ao nordeste; Jaguaretame e Jaguanhera, ao sul; São João do Jaguaribe, ao sudeste; Limoeiro do Norte, ao leste; Ibicuitinga e Ibaretama, ao oeste. A população estimada pelo censo do IBGE de 2010 (atualizada em 2012) é de 62.086 habitantes, assentados numa área geográfica de 2,8 mil quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 2010 é de R$ 358,6 milhões, distribuídos pelos setores de Serviços (58,49%), Indústria (28,92%) e Agropecuária (12,59%). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) medido em 2010, é 0,610 (3.902.ª posição em relação ao Brasil e 98.ª em relação ao Estado do Ceará).

Historicamente, suas origens remontam ao século XVIII, quando nas proximidades do Rio Banabuiú estabeleceram-se os colonizadores Alferes José de Fontes Pereira de Almeida e seu irmão, o Capitão Dionísio de Matos Fontes. Em torno dessa fazenda, denominada por seus proprietários de Morada Nova, formar-se-ia a povoação da qual daria origem ao município. A elevação do povoado à categoria de distrito foi feita através da Lei Provincial nº 1.719, de 2 de agosto de 1876, com a denominação de Espírito Santo, condicionando sua instalação à doação, pelos moradores, da casa na qual deveria funcionar a Câmara Municipal. Satisfeita essa exigência, instalou-se o Poder Municipal. A elevação do distrito à categoria de aconteceu em 1925.

morada-nova glauber1O clima é tropical quente semiárido em todo o território, pluviometria média de 713 mm, com chuvas concentradas de janeiro à abril. As principais fontes de água são o Rio Banabuiú e alguns riachos, os quais ficam secos na maior parte do ano. A vegetação é composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa. Na agricultura, há o cultivo do milho, da banana, do caju, do algodão, da mandioca, do feijão, do abacaxi e de flores. Na pecuária, observa-se a criação de bovinos, de suínos e de aves. Administrativamente, o município é composto por oito distritos, sendo eles Morada Nova (Sede), Boa Água, Juazeiro de Baixo, Lagoa Grande, Pedras, Roldão, São João do Aruaru e Uiraponga. O prefeito é Glauber Barbosa (PMDB) eleito em 2012 para o mandato 2013-2016.

Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados