para-map1Parauapebas

Foi fundado no dia 10 de maio de 1988.

Localiza-se no leste do Estado do Pará. Limita-se territorialmente com os municípios de Marabá ao norte; Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte ao sul; Curionópolis ao leste; e São Félix do Xingu ao oeste. A população estimada pelo IBGE em 2013 é de 176.586 habitantes, assentados numa área física de 7,7 mil quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto estimado é de 19,6 bilhões, distribuídos pelos setores da indústria (87,65%) e do comércio e serviços (12,35%). O setor da agropecuária é praticamente inexistente. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é 0,715, considerado alto pelos padrões da ONU. O prefeito eleito em 2016 para o mandato de 2017-2020 é Darci José Lermen.

parauapebas darci1Historicamente, o município começou com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos de 1960. O direito de exploração foi concedido à empresa Vale S.A. (antigamente Companhia Vale do Rio Doce), que passou a extrair da serra o ferro, o ouro e o manganês. Para a distribuição do minério, a empresa construiu uma rodovia asfaltada de 200 quilômetros entre a cidade de Marabá e as suas instalações. Essa estrada foi, posteriormente, transferida para o Estado do Pará. No âmbito do Projeto Grande Carajás, a Vale construiu um núcleo urbano ao lado do povoado para abrigar os seus funcionários.

Entre esses funcionários, se incluíram os que viriam trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Carajás, iniciadas em 1981 e que ligaria a província mineral ao Porto da Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A empresa iniciou, ainda, a construção de uma infraestrutura básica, com escola, delegacia, hospital, prédio da administração e rede elétrica. Na época, a Vila de Parauapebas já acumulava mais de 20 mil habitantes. Em 1985, o então presidente José Sarney inaugurou a estrada de ferro. Ao mesmo tempo, uma ocupação espontânea começava a tomar as margens da Estrada PA-275, na região conhecida como Rio Verde.

serra-dos-carajas1Em pouco tempo, a população de Rio Verde superava a do núcleo projetado pela Companhia Vale do Rio Doce e descobria a sua grande vocação para o comércio. Nessa época, Parauapebas pertencia ao município de Marabá. Por sua distância da sede, não recebia a atenção política e administrativa devida. Essas dificuldades trazidas fez nascer o desejo de emancipação. A população foi às urnas e em 10 de maio de 1988 e o local transformou-se em município por lei estadual. Parauapebas, em tupi guarani, significa “rio de águas rasas”. Em 2013, consolidou-se como a cidade brasileira que mais exporta.


 

Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados