brejo-santo guilherme1Uma Cidade Educadora No Semiárido

22/04/2015 — A revista Veja desta semana traz uma reportagem sobre a cidade Brejo Santo, do Estado do Ceará. Localizada aos pés da Chapara do Araripe, o município é bem brasileiro. A diferença é a educação que dá para as suas crianças. Em 2013, 72% dos seus estudantes do quinto ano atingiram o patamar adequado de aprendizagem matemática, percentual aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação. Em matemática, segundo o IDEB, a taxa do aproveitamento chegou a impressionantes 100% na Escola Maria Leite de Araújo. O índice brasileiro é 32%. De acordo com o apurado pela revista, o município investe no mérito dos professores. Pelo espírito inovador, o prefeito Guilherme Landim (PSB) receberá o prêmio “Prefeito Nota 10”, oferecido pelo Instituto Alfa e Beto.

brejo-santo p1Brejo Santo
Foi fundada no dia 26 de agosto de 1890, através de decreto estadual, o qual criou a Villa de Brejo dos Santos. A vila passou a cidade com outro decreto de 1938. A configuração atual foi dada por lei estadual de 1951. Está incluída na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro. Localiza-se no sul do Estado do Ceará. Limita-se geograficamente com os municípios de Jati ao sudoeste, Abaiara e Milagres ao norte, Mauriti ao leste, Porteiras ao oeste e com o Estado de Pernambuco ao sul. A população estimada pelo IBGE em 2014 é de 47.645. Essa população está assentada numa área geográfica de 661,9 quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto estimado é de R$ 239,6 milhões.

brejo-santo rio1Historicamente, as terras localizada no sopé da Chapada do Araripe eram habitadas pelos índios kariri, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas as tribos, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeias ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias de que na região tinha ouro em abundância. Em seguida houve uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, para onde acorreram hordas de famílias oriundas de Portugal. A busca do metal nas ribanceiras do Rio Salgado trouxe a colonização e a doação de sesmarias. Brejo Santo como núcleo urbano surgiu neste contexto, ao redor de uma fazenda.

brejo-santo acude1O topônimo faz alusão ao nome de uma fazendeira e figura de influência política no lugar. Sua denominação original era “Brejo da Barbosa”, depois “Brejo dos Santos” e, desde 1938, “Brejo Santo”. O município está localizado na bacia hidrográfica do Rio Salgado, um afluente do Rio Jaguaribe, com os riachos do Bálsamo, Jenipapeira e dos Poços. Também está localizado na cidade o Açude Atalho que tem capacidade para armazenar 108 milhões de metros cúbicos de água. Este açude será o reservatório de entrada das águas do projeto da transposição do Rio São Francisco, o que tornará a cidade uma possível recebedora de projetos de desenvolvimento agrícolas e industriais. Além disso, espera-se a construção da ferrovia transnordestina, que deverá impulsionar ao setor primário e secundário de toda a região.

brejo-santo pedra1Economicamente, é um dos maiores produtores de feijão e milho do Estado do Ceará. Com uma agricultura diversificada, contando com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco) e uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado). Conta com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do estado. A sede do município é cortada pela rodovia federal BR-116 e se tornou a cidade-centro da vigésima região administrativa do estado, Cariri Oriental, e polo de desenvolvimento do sul cearense. O município é um dos três maiores centros comerciais da região, ao lado de Juazeiro do Norte e Crato. Até dezembro de 2014, tinha registradas 6.269 empresas, que criaram, no período, 1.015 novas vagas. O setor que mais cresceu naquele ano foi o da construção civil, com a criação de 519 novos empregos. A cidade não tem histórico de exportação.


Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados