cianorte15aCianorte

02/11/2015 — Cianorte é um município localizado na região noroeste do Paraná, a 510 km de distância da capital, Curitiba. Dona de um forte setor industrial no ramo de confecção há quase trinta anos, atrai compradores de todo o país. Ela é responsável por 20% de todo o jeans comercializado no país, o que representa 12 milhões de peças por mês. Conhecida como a “Capital do Vestuário”, cerca de 60% do que a cidade arrecada são provenientes da indústria de confecção. São mais de 450 indústrias, cerca de 600 grifes e mais de 300 lojas de pronta- entrega. Na cidade, são produzidas cerca de 60 milhões de peças por ano, gerando aproximadamente trinta mil postos de trabalho, mais da metade da população. É uma das poucas cidades do Brasil onde o nível do emprego está no positivo.

cianorte-panoramica15aCianorte — Foi fundada no dia 26 de julho de 1953. Localiza-se no noroeste do Estado do Paraná. Limita-se geograficamente com os municípios de São Tomé, ao norte; Indianópolis, ao noroeste; Araruna, ao sul; Jussara, ao leste; Tapejara e Tuneiras do Oeste, ao oeste. De acordo com as estimativas do IBGE (2014), tem uma população de 77.515 habitantes, assentados numa área de 811,7 quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (estimativa de 2011) é de R$ 1,5 bilhão, distribuído pelo setor de serviços, incluindo o comércio e o turismo (59,53%); indústria (22,93%); agropecuária (9,33%); outros (8,21%). O Índice de Desenvolvimento Humano é 0,818, o décimo segundo do estado. É considerado “alto” pelos critérios da ONU.

cianorte-bongiorno15aHistoricamente, a cidade foi planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná. Criada por lei estadual, foi desmembrada da área de Peabiru. Primeiramente, a cultura cafeeira impulsionou a economia até os anos 1970, quando novas culturas passaram a ser utilizadas, diversificando, assim, a agricultura da cidade. Futuramente passou a contar com indústrias na área do vestuário. Moderna, possui um distrito, um parque e uma zona industrial, onde se abrigam cerca de oitocentas indústrias. Possui oito emissoras de rádio (duas AMs e seis FMs) e dois jornais diários. Além do epíteto “Capital Nacional do Vestuário”, é chamada também de “A Cidade Jardim”.


Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados