florianopolis-panoramica f1Ranking do Investimento

12/01/2016 — A cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, é a segunda cidade brasileira onde as condições são propícias para o investimento. É o que demonstrou uma pesquisa da revista Exame (especializada em economia e negócios). O estudo levou em consideração quesitos como as normas locais, a infraestrutura, o mercado e o capital humano. A capital catarinense só ficou atrás da cidade de São Paulo, tradicionalmente um centro industrial e tecnológico de primeiro mundo. De zero a dez, a capital paulista recebeu a nota 8,45, enquanto Florianópolis ficou a com a nota 8,36. No terceiro lugar, aparece a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, com 7,7. Completam as cinco primeiras: Recife, capital do Pernambuco (6,94) e Campinas, interior de São Paulo (6,83).

cesar-souza-jr florianopolis1Florianópolis — Foi fundada no dia 23 de março de 1673 e adquiriu a emancipação política no dia 26 de março de 1726. Localiza-se no extremo leste do Estado de Santa Catarina. Limita-se geograficamente, em sua parte continental, ao oeste, com o município de São José. Quase 100% do seu território é uma ilha. De acordo com as estimativas do IBGE, contava, em 2015, com 469.690 habitantes, distribuídos por uma área territorial de 675,4 quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto estimado em 2013 é de R$ 14,7 bilhões. O destaque vai o setor de serviços, incluindo o comércio e o turismo, com 58,50%, seguido da indústria, com 9,52%. O Índice de Desenvolvimento Humano relativo a 2010 é 0,847, considerado “alto”. A cidade é administrada pelo prefeito César Souza Júnior (PSD), cujo mandato vai até 2016.

florianopolis-localizacao1Historicamente, os primeiros habitantes da ilha foram os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e na coleta de moluscos as atividades básicas para a subsistência. Os indícios da presença indígena se encontram nos sambaquis e sítios arqueológicos, cujos registros mais antigos datam de 4.800 A.C. Já no início do século XVI, embarcações que demandavam à Bacia do Prata lá aportavam para se abastecerem de água e víveres. Entretanto, somente por volta de 1675 é que Francisco Dias Velho, junto com sua família e agregados, deu início à povoação, com a fundação da Nossa Senhora do Desterro (primeiro nome). Segundo núcleo de povoamento mais antigo do estado, desempenhou importante papel político na colonização da região.

A partir desta data, intensificou-se o fluxo de paulistas e vicentistas na ilha. Eles ocuparam também vários outros pontos do litoral. Em 1726, Nossa Senhora do Desterro foi elevada à categoria de vila, a partir do seu desmembramento da Vila de Laguna. Por sua invejável localização, passou a ser ocupada militarmente a partir de 1737, quando começaram a ser erguidas as fortalezas necessárias à defesa do território. Esse fato resultou num importante passo para o processo de ocupação. Os colonizadores tiveram prosperidade na agricultura e na indústria manufatureira de algodão e linho. Ainda permanecem resquícios desse passado no que se refere à confecção artesanal da farinha de mandioca e das rendas de bilro.

Nesta época, meados do século XVIII, verificou-se a implantação das “armações” para pesca da baleia, em Armação da Piedade (Governador Celso Ramos) e Armação do Pântano do Sul (Florianópolis), cujo óleo era comercializado pela coroa portuguesa fora de Santa Catarina. No século XIX, foi elevada à categoria de cidade, tornando-se a capital da Província de Santa Catarina em 1823. Inaugurou-se, então, um novo período de prosperidade, com o investimento de recursos federais. Projetou-se a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos, entre outras obras urbanas. A modernização política e a organização de atividades culturais também se destacaram, marcando inclusive os preparativos para a recepção ao Imperador D. Pedro II (1845). O nome moderno é uma homenagem ao marechal Floriano Peixoto, presidente da república entre 1891 e 1894.

sexy03guga-floripa f1espiridiao-amin2Filhos Ilustres de Florianópolis
Espiridião Amin
(político)
Gustavo Kuerten
(tenista)
Maryeva Oliveira
(modelo)


Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados