rio-verde vista1Televisão Digital

01/03/2016 — O processo de desligamento da transmissão analógica de televisão na cidade de Rio Verde (Goiás) foi concluído. Com a mudança, a frequência de 700 MHz, já leiloada pela Agência Nacional de Telecomunicações, começou a ser liberada para a ampliação do serviço de 4G na região do centro-oeste. Às 12h50, na TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade, o ministro das comunicações apertou o botão que encerrou o envio do sinal analógico. Em seguida, André Figueiredo repetiu o procedimento na TV Sucesso, vinculada à Rede Record. Seguiram-se as TVs Bandeirantes, SBT e Cultura. As outras três operadoras do município (TV Canção Nova, Record News e Rede Vida) já haviam feito o desligamento do analógico no dia 15/02/2016.

rio-verde juraciRio Verde
O município foi fundado no dia 5 de agosto de 1848. Situa-se no sudoeste do Estado de Goiás. De acordo com as estimativas do IBGE de 2015, conta com 207.296 habitantes, assentados numa área de 8,380 mil quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto a preços correntes, estimado em 2013, é de R$ 7,2 bilhões, com predominância para o setor de serviços, comércio e turismo, com 37,5%. O setor industrial absorve 27,8% do valor adicionado, enquanto a agropecuária aparece com 15,3%. O Índice de Desenvolvimento Humano do ano-base de 2010 é 0,754, considerado “alto”. A cidade é administrada pelo médico e produtor rural Juraci Martins, cujo mandato vai até 31/12/2016.

rio-verde cargillHistoricamente, no início do século XIX, quando o Goiás era constituído ainda de muitos espaços vazios e de latifúndios improdutivos, José Rodrigues de Mendonça e sua família transferiram-se de Casa Branca, São Paulo, para às margens do Rio São Tomás, tomando posse das terras. Este desbravamento tornou-se o embrião do município. O grande marco da arrancada para o desenvolvimento aconteceu em 1970, com a abertura dos cerrados. A agricultura começou a florescer, atraindo agricultores paulistas e da região sul. Eles levaram maquinários, tecnologias, recursos e experiências, as quais transformaram o município no maior produtor de grãos do estado e um dos maiores do país.

A cidade se destaca no cenário econômico por contar com uma considerável estrutura agroindustrial e uma importante cooperativa agrícola, a Comigo. Além desta, também estão lá a Cargill (extração e refino de óleo de soja), o Grupo Cereal (insumos agrícolas, armazenagem de grãos) e a Brejeiro (recepção de grãos). A cidade fechou o ano de 2015 com 469 milhões de dólares em exportações. Os principais produtos vendidos para o exterior no ano passado foram a soja triturada, com 43,13% do total, e o milho, com 37,13%. Os principais parceiros econômicos foram os Estados Unidos, com 25,46% total exportado. No emprego com carteira assinada, a cidade fechou o ano de 2015 com saldo negativo de 1.789 trabalhadores, número decorrente do confronto entre as 28.457 admissões e as 30.246 demissões ocorridas no período.


Cidades Brasileiras

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados