São Leopoldo

SÃO LEOPOLDO foi fundada no dia 25 de julho de 1824. Ocupa uma área de 103 quilômetros quadrados no nordeste do Rio Grande do Sul. Tem 217.409 habitantes. O nome é uma homenagem ao santo padroeiro da imperatriz Maria Leopoldina, a primeira esposa do imperador Dom Pedro I. É o berço da colonização alemã no Brasil. Os primeiros imigrantes chegaram e logo depois foram enviados para a desativada Feitoria do Linho Cânhamo, um estabelecimento agrícola do governo que não dera resultados. Essa feitoria localizava-se à margem esquerda do Rio dos Sinos.

Em 1824, os trinta e nove imigrantes chegaram ao destino. O governo estadual batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo. Aos poucos, outros imigrantes alemães ocuparam os vales dos rios dos Sinos, Cadeia e Caí. Economicamente, São Leopoldo se apresenta como uma das cidades mais industrializadas do estado. Estão instaladas lá diversas grandes empresas, com destaque para a Stihl, multinacional alemã fabricante de motosserras. Também está lá o maior polo de informática do estado. Na agricultura, a cidade se destaca como a principal produtora de limão do estado. A renda anual por habitante (PIB per capita) é considerada “média”. Registra, segundo o IBGE, R$ 45.159,57, o que dá R$ 3.763,29 por mês.

Referência

stihlSTIHL —  Fabricante alemã de motosseras e outros equipamentos manuais, incluindo aparadores e sopradores. A sede fica na cidade de Waiblingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha. A empresa foi fundada em 1926 por Andreas Stihl, um inovador na produção de motosserras. É a marca que mais vende esse equipamento no mundo. O grupo chegou ao Brasil em 1973. A primeira fábrica foi construída na cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, onde está uma das maiores colônias alemãs do país. Depois expandiu para outros municípios.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados