karl-humboldt in1Karl Humboldt

KARL WILHELM VON HUMBOLDT nasceu no dia 22 de junho de 1767, na cidade de Potsdam, Alemanha. Morreu no dia 8 de abril de 1835, na cidade de Berlim. Além de filósofo, era filólogo e crítico literário. Estudou Filosofia e Direito em Frankfurt e Göttingen. Na época da Revolução Francesa, foi a Paris para assistir de perto aos acontecimentos. Às críticas suscitadas por sua opinião sobre a constituição revolucionária, respondeu com seu Ensaio Sobre os Limites da Ação do Estado.

Essa obra, publicada postumamente em 1851, seria considerada um dos clássicos do liberalismo político. Foi muito influenciado por Friedrich Heinrich Jacobi. Em1797, empreendeu uma longa viagem pela Itália, França e Espanha. Estabeleceu-se por três anos em Paris, onde conheceu Madame de Stäel (romancista francesa) e escreveu Cartas a Goethe sobre o Teatro Francês. De 1801 a 1808, foi encarregado dos negócios do governo prussiano com a Santa Sé (braço administrativo da Igreja Católica). Depois, foi ministro da Instrução Pública, fundando, nesta ocasião, a Universidade de Berlim. Como embaixador na Áustria de 1810 a 1819, teve papel importante no Congresso de Viena.

Ministro do Interior em 1819, foi compelido a deixar o cargo devido às suas ideias liberais. Passou a se dedicar exclusivamente, então, às suas pesquisas. Interessado pelas questões relativas à natureza e à origem da linguagem, desenvolveu a teoria de que a linguagem exprime o “espírito do povo”. Esse pensamento teve larga aceitação entre os participantes do movimento romântico. Essa filosofia da linguagem como expressão do “espírito coletivo” estava estreitamente vinculada à doutrina de um “ideal de humanidade”, que ele fundamentava, em parte, na antiguidade grega clássica. É considerado um dos criadores da linguística moderna. Entre suas obras, destacam-se: Ensaio Sobre Hermann e Doroteia, Pesquisas Sobre os Habitantes Primitivos da Espanha no Meio da Língua Basca, A Tarefa do Historiador, Cartas Sobre as Formas Gramaticais em Geral e Sobre a Língua Chinesa em Particular.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados