banner-topo

Anaxágoras, o filósofo grego, fundador do teísmo filosófico

anaxagoras1Anaxágoras

Filósofo grego do período pré-socrático, nasceu em dia e mês incertos do ano de 50 a.C., na cidade de Clazômenas, Jônia, Ásia Menor. Morreu em dia e mês incertos do ano de 428 a.C., na cidade de Lâmpsaco.

Não há informações confiáveis sobre como teria sido a sua infância e adolescência. Por seu intermédio, a filosofia em desenvolvimento nas colônias gregas da Ásia Menor (região da atual Turquia) instalou-se em Atenas. Processado por impiedade, teve de fugir para a Ásia, onde fundou uma nova escola. Afirmava que o universo se constituiu pela ação do espírito (“Nous”) sobre uma mistura formada de “germes” de todas as coisas.

Essa noção de uma causa inteligente, que estabelece uma finalidade na evolução universal repercutiu em filósofos posteriores como Platão e Aristóteles. Foi professor de Péricles — considerado o principal político ateniense da Antiguidade —, de Eurípedes (poeta) e talvez de Sócrates. É considerado o fundador do teísmo (crença na existência de deuses) filosófico. Também lhe é atribuída a descoberta segundo a qual os peixes respiram pelas guelras. São de sua autoria as primeiras observações científicas conhecidas sobre os eclipses. Além disso, é considerado o introdutor, na filosofia e na ciência, da noção de infinitesimal.


 


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados