banner-topo

Anaximandro, o filósofo grego, introdutor da teoria do quadrante solar

anaximandro1Anaximandro

Filósofo grego do período pré-socrático, nasceu em dia e mês incertos do ano de 641 a.C. e morreu em dia e mês incertos do ano de 546 a.C., na cidade de Mileto, Grécia.

Sucessor de Tales na escola de Mileto, escreveu um livro posteriormente denominado Sobre a Natureza. Considerava todas as coisas como provenientes de um princípio qualitativamente indeterminado. Segundo alguns intérpretes, quantitativamente infinito: o “apeiron”. O universo, constituído a partir da separação inicial do quente e do frio, estaria governado, em sua evolução, por uma lei de justiça que compensava os excessos e desequilíbrios entre os seres.

Mundos inúmeros surgiriam do “apeiron” e nele se desenvolveriam ciclicamente. Também lhe são devidas as descobertas do movimento circular dos astros em torno da estrela polar e da obliquidade da eclíptica. Foi o introdutor, na Grécia, da teoria do quadrante solar. Supõe-se que ele tenha chegado em sua época às mesmas conclusões a que chegaram os cientistas modernos. Ele, entretanto, só dispunha das armas da observação e da reflexão.


 


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados