franz-brentano ft1Franz Brentano
FRANZ CLEMENS HONORATUS HERMANN BRENTANO nasceu no dia 16 de janeiro de 1838, na cidade de Marienberg am Rhein, Província do Reno, Alemanha. Morreu no dia 17 de março de 1917, na cidade de Zurique, Suíça. Sobrinho do escritor Clemens Brentano, lecionou na cidade de Würzburg, Alemanha, e na Universidade de Viena, Áustria. Em 1864 foi ordenado padre, mas, envolvido em controvérsias relativas à doutrina da infalibilidade papal, abandonou a igreja em 1873.

Deixou uma obra volumosa, parte da qual ditada, tendo em vista que a cegueira o atingiu nos últimos anos de vida. Sua filosofia evoluiu emdireção a um aristotelismo moderno, nitidamente empírico em seus métodos e princípios. Os trabalhos mais importantes são os de psicologia, por ele definida como a ciência da alma. O objeto dos estudos dele não foram os estados, mas os atos e os processos psíquicos. Para ele, o fenômeno psíquico se distingue dos demais pela propriedade de se referir a um objeto através de mecanismos puramente mentais.

Ao filósofo caberia, então, estudar as diversas maneiras pelas quais a mente estabelece contatos com os objetos. Ele distinguiu, assim, três mecanismos fundamentais: percepção, julgamento e aprovação ou desaprovação, que preferiu chamar de amor e de ódio. Seu trabalho mais importante publicado em vida foi a obra “Psicologia Segundo o Ponto de Vista Empírico”, de 1874, cuja edição inclui a dissertação “Da Classificação dos Fenômenos Psíquicos”. Influenciou diversos cientistas, dentre os quais o matemático e filósofo Edmund Husserl, do qual foi professor.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados