banner-topo

Éttienne Boutrox, o autor da teoria das descontinuidades

etienne-boutrox1Éttienne Boutrox, o filósofo

Étienne Émile Marie Boutroux nasceu no dia 28 de julho de 1845, na localidade de Montrouge, França. Morreu no dia 22 de novembro de 1921, na cidade de Paris.

Além de filósofo, era historiador. Em 1865, entrou na Escola Normal Superior. Estudou com afinco a obra de Imanuel Kant. Quando voltou sua atenção para a ciência, percebeu que as causas mecânicas não eram suficientes para explicar os fenômenos. Os ensaios que escreveu quando estudante pretendiam demonstrar as limitações das explicações de mudanças nos fenômenos através das suas relações analíticas (teoria das descontinuidades). Passou o ano de 1869 estudando na Alemanha, principalmente em Heidelberg.

Em 1871, foi indicado para professor em Caen e começou a trabalhar em sua tese doutorado, a qual versava sobre o determinismo e suas relações com as ciências físicas e morais. Após obter o título de doutor em 1874, foi designado para lecionar na Universidade de Montpellier e depois em Nancy. Partiu depois para Paris, onde ensinou na Escola Normal Superior no período de 1876-1877 e depois na Universidade de Paris. Foi eleito para a Academia de Ciências Morais e Políticas em 1899 e para a Academia Francesa em 1914. Nesse mesmo ano, fez uma longa viagem de conferências, visitando a Inglaterra, a Bélgica, a Alemanha e a América do Norte. Os anos de guerra e a morte da esposa em 1919 contribuíram para piorar o seu estado de saúde, já bastante abalado. Deixou várias obras escritas, as quais chegaram à posteridade.


Outros franceses famosos
la-fontaine in1 julia-billiart in1 marceline-valmore in1 francois-arago1 hans-arp1 eugene-boudin1


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados