Imprimir
Categoria: Cientistas
Acessos: 3325

ferdinand-de-saussure in1Saussure
FERDINAND DE SAUSSURE
nasceu no dia 26 de novembro de 1857, na cidade de Genebra, Suíça. Morreu no dia 22 de fevereiro de 1913, na localidade de Morges, no mesmo país.

Filho de uma família de cientistas e escritores, já com 22 anos publicara várias obras. Não há linguista contemporâneo que não deva a ele alguma de suas ideias. Nem teoria de linguística geral que, de alguma forma, não se refira a seu nome. No auge da linguística comparativa, procurava um novo método de trabalho, antecipando a orientação que escolheria até o fim. Buscava estabelecer os dados elementares da linguagem, desviando-se da ciência de sua época, na qual o autor já percebia “arbitrariedade e incerteza”.

Foi ele quem, pela primeira vez, usou a palavra fonema para designar uma unidade abstrata, despida de qualquer substância física, mas que pode ser manifestada ou representada por um som. De 1876 a 1878, entrou em contato com os grandes mestres da linguística histórica em Berlim e Leipzig, onde recebeu o doutoramento em 1880. Depois de uma longa temporada em Paris, voltou à Suíça (1891) e lecionou na Universidade de Genebra até 1913, quando faleceu. Além do trabalho inicial, publicou em vida apenas sua tese de doutoramento: Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito. Seus discípulos Charles Bally (1865-1947) e Albert Séchehaye compilaram as anotações feitas por alguns alunos dos três cursos de linguística geral que ele ministrou na capital suíça.

 Esses cursos foram publicados postumamente, em 1916, sob o título o Curso de Linguística Geral. Ao longo do curso, percebe-se que o autor queria mostrar como a linguística errava ao estudar a língua como um organismo vivo, matéria analisável por técnica experimental ou ainda como um livre e incessante produto da imaginação. Segundo o autor, era preciso redescobrir a linguagem. Para isso, partiu de uma noção primordial: a língua é sempre um objeto duplo, seja qual for o ângulo de abordagem. Esse é o princípio sobre o qual se assentam todas as noções do curso: as dicotomias, baseadas na constatação de que na língua só existem oposições. Influenciado pelo pensamento de Émile Durkein, introduziu elementos sociológicos no estudo da língua, transformando radicalmente a posição linguística.