james-watt in1James Watt
Nasceu no dia 19 de janeiro de 1736, na localidade de Greenock, Escócia. Morreu no dia 25 de agosto de 1819, na localidade de Heathfield, Inglaterra.

Filho de um carpinteiro, passou grande da infância na oficina do pai. Aos 19 anos, seguiu para Londres, onde se empregou como aprendiz de um fabricante de instrumentos matemáticos. Um ano depois, no entanto, voltou para casa. Tentou montar seu próprio estabelecimento em Glasgow, mas sofreu oposição das corporações que não reconheciam quem não tivesse completado seu aprendizado. Conseguiu a proteção da universidade e, em 1757, recebeu o título de fabricante de instrumentos matemáticos. Dois anos depois, associou-se a John Craig. Em 1763, inventou um aparelho de perspectiva para desenhar objetos em três dimensões.

Nessa época, começou a se interessar pelo aperfeiçoamento da máquina a vapor. Em 1764, ao consertar uma de propriedade da universidade, descobriu que o problema principal residia no enorme consumo de vapor. Com o objetivo de reduzir esse consumo, estudou intensamente durante algum tempo, chegando à solução no ano seguinte, ao aliar à máquina um novo tipo de condensador (o cilindro era mantido quente e o vapor usado era conduzido ao condensador). Nos anos seguintes, realizou novas experiências e aperfeiçoamentos, mas foi somente em 1769 que conseguiu registrar a patente de sua primeira máquina. Simultaneamente, trabalhava na construção de canais, portos e pontes. Associando-se a Matthew Boulton em 1768, estabeleceu sua fábrica de máquinas a vapor em Birmingham.

Suas pesquisas continuaram. Em 1871, conseguiu a patente de um novo modelo de sua máquina e, no ano seguinte, de uma terceira. Mais tarde, introduziu um mecanismo centrífugo, com o qual conseguia controlar automaticamente a velocidade da máquina. Essa foi uma das aplicações do que é conhecido como “feedback”, elemento essencial da automação e da moderna cibernética. Em pouco tempo, suas máquinas haviam substituído modelos anteriores, os quais consumiam quatro vezes mais combustível. Seu uso em larga escala possibilitou às manufaturas se afastarem das proximidades das quedas d´água e riachos, até então principal fonte de energia para suas máquinas. Por outro lado, a aplicação do seu motor na drenagem de minas permitiu a recuperação de muitas delas, abandonadas pela impossibilidade anterior de uma drenagem econômica. Em 1800, passou os negócios para os filhos e se retirou para Heathfield, onde continuou suas pesquisas e invenções.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados