saint-hilaire1Saint-Hilaire

AUGUSTIN FRANÇOIS CÉSAR PROUVENSAL DE SAINT-HILAIRE nasceu no dia 4 de outubro de 1779, na localidade de Orleans, França. Morreu no dia 3 de setembro de 1853, na localidade de La Turpinière.

Especialista em botânica, lecionou no Jardim do Rei e mais tarde no Museu de História Natural de Paris. Em 1816, viajou para o Brasil, a fim de estudar a flora tropical. Organizou uma grande coleção de vegetais, contendo entre seis mil e sete mil espécies. Colheu também quantidade considerável de material mineral e animal. Durante a sua estada brasileira, realizou viagens pelas províncias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bacia Cisplatina. Em 1822, retornou à França.

Em 1830, foi eleito sócio efetivo da Academia de Ciências de Paris, em sucessão a Jean-Baptiste de Lamarck. Posteriormente, foi professor de organografia vegetal da Universidade de Sorbonne. Em 1840, reuniu suas aulas e as publicou no volume Lições de Botânica. Do estudo do material colhido no Brasil, publicou inúmeras obras. As principais são: Plantas Usuais do Brasil (1824), História das Plantas do Brasil e do Paraguai (1824) e Flora Brasileira Meridional (1825/1832), esta em três volumes, publicados com o patrocínio do governo francês. Deu grande contribuição à botânica e à fitogeografia brasileira, tendo descrito a flora de cada região visitada, interpretando suas relações como meio físico. Além disso, suas memórias de viagem trazem vários dados de interesse etnográfico sobre os costumes e condições de vida do Brasil na primeira metade do século XIX.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados