Imprimir
Categoria: Astrônomos
Acessos: 2557

james-bradley1Jaime Bradley

JAMES BRADLEY nasceu no dia 3 de março de 1693, na localidade de Sherorne, Gloucestershire, Inglaterra. Morreu no dia 13 de julho de 1762, na localidade de Chalford.

Educou-se na Universidade de Oxford. Suas primeiras observações foram feitas em Essex, sob a orientação de um tio, experimentado astrônomo. Por suas pesquisas, foi eleito membro da Sociedade Real Britânica em 1718. Nomeado sucessor de Edmund Halley como astrônomo real em 1742, dedicou-se ao estudo dos satélites do Planeta Júpiter e ao cálculo da orbita de alguns cometas.

Mas a sua descoberta mais importante aconteceu em 1728: a aberração da luz, isto é, a aparente sobreposição da posição das estrelas devida ao movimento orbital da Terra. Essa descoberta foi da máxima importância para a ciência, pois constituía prova indiscutível — ainda que indireta — do movimento da Terra. A ele também se deve a descoberta do movimento de mutação ou a oscilação do eixo de um astro em torno da sua posição média. Foi condecorado com a Medalha de Copley — a mais prestigiada e antiga honraria científica no Reino Unido — em 1748. A partir de 1752, passou a receber uma pensão especial do governo inglês. Suas observações científicas foram publicadas postumamente entre 1798 e 1805.