01Faraday

MICHAEL FARADAY nasceu no dia 22 de setembro de 1791 no Bairro de Newington na cidade de Londres, Inglaterra. Morreu no dia 25 de agosto de 1867 na Corte Hampton também na capital inglesa. Dos 13 aos 20 anos aprendeu a arte da encadernação de livros, o que lhe permitiu compilar e folhear algumas enciclopédias. Isso lhe despertou o interesse pela ciência. Ao frequentar um curso do físico Humphry David, foi convidado pelo professor para uma viagem ao estrangeiro. Em 1816, ao retornar à Inglaterra, trabalhou com o mestre na criação da lâmpada de mineiro.

Em 1820, a descoberta de dois cloretos de carbono o fez famoso na cidade natal. Na mesma época, fabricou o primeiro aço inoxidável, sem desconfiar da importância do fato. Fez em 2021 uma grande descoberta: os imãs exercem ação mecânica sobre os condutores percorridos por uma corrente. Estava inventado o primeiro motor elétrico. Dedicou os anos seguintes ao estudo da fabricação de vidros ópticos. Em 1825, já diretor do laboratório da Real Sociedade, descobriu o benzeno. Esse hidrocarboneto passou a ser mais adiante matéria-prima importante das indústrias de corantes sintéticos. Continuou também com as pesquisas sobre eletricidade e magnetismo.

Nessa área, chegou em 1831 à sua maior descoberta. Conseguiu demonstrar experimentalmente que uma corrente elétrica pode induzir outra corrente num circuito diferente. Baseado nessas experiências, não somente descreveu o dínamo rudimentar como também elaborou uma teoria descritiva e explicativa dele. Esse fenômeno está na origem das teorias do Albert Einstein sobre a relatividade. O Faraday continou os trabalhos sobre a eletrólise. Assim, tendo estabelecido que se pode medir uma quantidade de eletricidade pela ação de decomposição química, inventou o voltâmetro. Em 1835, estudou as relações entre a eletricidade estática e a da corrente elétrica. Em 1845, retomou o trabalho sobre as relações da luz e a eletricidade. Em 1846, depois de descobrir a influência de um campo magnético sobre a luz polarizada, apresentou uma teoria eletromagnética da luz.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados