Imprimir
Categoria: Físicos Britânicos
Acessos: 2830

william-bragg1William Bragg

William Henry Bragg nasceu no dia 2 de julho de 1862, na localidade de Wigton, Cumberland, Inglaterra. Morreu no dia 10 de março de 1942, na cidade de Londres.

Fez seus primeiros estudos no Colégio Rei William e no Colégio Trinity de Cambrige. Desde cedo, revelou predileção pelo magistério. Não apreciava as palestras teóricas e dava muito valor didático à observação direta de uma experiência, um fenômeno real. Logo depois de formado, lecionou matemática e física na cidade de Adelaide, Austrália, fazendo do ensino sua atividade principal. Com quarenta anos de idade, começou a se interessar pela pesquisa. Seu primeiro trabalho, datado de 1904, relaciona-se com as partículas alfa. Recebido com agrado, esse primeiro opúsculo o estimulou a prosseguir nas atividades de pesquisa.

Retornou à Inglaterra e, em 1907, a Sociedade Real o aceitou como membro. Nesse mesmo ano, efetuou suas primeiras pesquisas sobre os raios X, ajudado pelo filho, William Lawrence. Demonstrou, depois de uma longa pesquisa, a natureza ondulatória dos raios X, o que contribuiu para a elucidação do agrupamento de átomos e cristais. Essa descoberta valeu a ele e ao filho o Prêmio Nobel de Física, que lhes foi concedido em 1915. O resultado das suas pesquisas, principalmente sobre radiatividade e cristalografia, foi publicado pela Philosophical Magazine e pelos Proocedings of the Royal Society. Escreveu também livros de divulgação científica: “O Mundo do Som”, “Da Natureza das Coisas” e “O Universo da Cor”.