Neutrinos

06/09/2015 — O Prêmio Nobel de Física de 2015 foi concedido ao japonês Takaaki Kajita e ao canadense Arthur McDonald, anunciou a Academia Sueca. O prêmio é resultado da pesquisa desenvolvida por ambos, segundo a qual o neutrino tem massa. Os neutrinos são partículas subatômicas sem carga elétrica. Por muito tempo, os cientistas consideravam que eles não tivessem massa. Assim, não interagiam gravitacionalmente com o resto do universo.

Os dois laureados, porém, mostraram, no fim da década de 1990 e no começo dos anos de 2000, que os neutrinos vindos do Sol estavam, sim, afetando, ainda que de modo sutil, os objetos ao seu redor. O neutrino é a segunda partícula mais abundante do universo. Perde apenas para o fóton, a partícula da luz. Em relação ao Japão, é o décimo primeiro prêmio na história dados a cientistas do país. Em 2014, três japoneses ganharam o prêmio pela invenção de diodos azuis emissores de luz. Quanto ao Canadá, McDonald é o quarto laureado da história. O último a receber foi Willard Sterling Boyle, em 2009. Ele inventou o dispositivo de carga acoplado.

Takaaki Kajita15a Arthur McDonald15a
   

Nobel de FísicaÉ uma condecoração criada pela Fundação Nobel, obedecendo a vontade do químico Alfred Nobel, expressa em seu testamento. É um prêmio atribuído anualmente, em outubro, pelos membros da Academia Real das Ciências da Suécia, a eminentes pesquisadores que se tenham destacado na produção de conhecimentos inovadores no domínio da física. A medalha e o diploma da fundação são oficialmente entregues pelo rei da Suécia no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do criador do prêmio. John Bardeen, americano, é o único premiado por duas vezes (1956 e 1972). De 1901 a 2015 foram distribuídos 201 prêmios. Os Estados Unidos lideram com 76 prêmios (37,81%), seguido da Alemanha, com 49 (24,38%) e do Reino Unido, com 19 (9,45%).

 


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados