graham-bell1Graham Bell

ALEXANDER GRAHAM BELL nasceu no dia 3 de março de 1847, na cidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido. Morreu no dia 2 de agosto de 1922, na província de Nova Escócia, Canadá.

Era filho de Alexander Melville Bell, professor de fonética e especialista em problemas auditivos. Realizou estudos na Escola Superior da sua cidade natal, no Universtity College de Londres e, por fim, na Universidade de Würzburg, Alemanha. Em 1865, concebeu a ideia de transmitir a voz através das ondas elétricas, princípio que desenvolveu dez anos depois. Em 1870, migrou com a família para o Canadá, estabelecendo-se, depois, na cidade de Boston, Massachussetts, Estados Unidos. Ali, abriu uma escola para formar instrutores de surdos-mudos, sendo ele próprio professor de fisiologia vocal.

O seu pai, antes, já havia construído aparelhos que facilitavam a comunicação com surdos-mudos, os quais vinham despertando o seu interesse. Sua primeira experiência nesse campo foi um aparelho capaz de transmitir notas musicais a distância, cujos resultados foram pouco satisfatórios. Gardner Hubard, pai de uma moça surda-muda com a qual ele se casaria, deu-lhe o auxílio monetário suficiente para as suas experiências. Após uma série de inventos mal sucedidos, conseguiu, finalmente, em 1875, construir o telefone. Nesse mesmo ano, apresentou a novidade na Exposição de Filadélfia.

Em 1876 conseguiu a patente para o seu invento. A partir daí, começou a trabalhar comercialmente. Em 1915 foi inaugurada a primeira linha transcontinental americana, quando o telefone já era mundialmente conhecido. Ele inventou também o fotofone (aparelho de transmissão de imagens a distância), o audiômetro, a balança de indução (para localizar objetos metálicos no corpo), os discos de cera de carnaúba para fonógrafos e outros aparelhos de grande utilidade para a ciência e as atividades tecnológicas. Organizou o Observatório Astronômico da Smithsonian Institution e fundou a primeira Associação dos Pesquisadores de Aeronáutica. Quando morreu, os telefones dos Estados Unidos foram silenciados durante um minuto, em homenagem ao seu inventor.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados