01Lukasiewicz

Nasceu no dia 21 de dezembro de 1878, na localidade de Lviv, Ucrânia. Morreu no dia 13 de fevereiro de 1956, na cidade de Dublin, Irlanda. Ingressou na Universidade de Lviv, onde estudou matemática e filosofia. Em 1902, obteve seu doutorado e, em 1906, começou a lecionar lógica e filosofia na mesma universidade.

Após o recuo das tropas russas da capital da Polônia em agosto de 1915, a região passou ao controle dos alemães e austro-húngaros. Nesse ano, foi convidado para lecionar na nova Universidade de Varsóvia, que havia sido reaberta. De seu intercâmbio com Stanisław Leśniewski e outros matemáticos poloneses, fundou-se a Escola Lógica de Varsóvia ou Escola Polonesa de Lógicos, da qual fazia parte Alfred Tarski. A Segunda Guerra Mundial levou muito sofrimento ele, algo que descreveu em sua autobiografia, escrita em 1953.

Em 1946, ele e a mulher se encontravam exilados na Bélgica quando foi convidado para lecionar na Universidade de Dublin, na Irlanda, onde permaneceu até falecer. Seus trabalhos se inserem majoritariamente na área da lógica. No entanto, também desenvolveu uma filosofia da ciência de caráter antiindutivo, similar à filosofia de Karl Popper. Um dos aspectos mais conhecidos do seu trabalho são suas elegantes formulações da lógica proposicional. Em 1998, em sua homenagem, foi batizado de 27114 Lukasiewicz um asteroide então descoberto. Uma de suas notações, desenvolvidas na década de 1920, permanece em uso em algumas das calculadoras da Hewlett-Packard, como a HP 12C, assim como nas linguagens de programação Postscript e Forth.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados