Imprimir
Categoria: Matemáticos
Acessos: 1461

logaritmos-canone1Henrique Briggs

HENRY BRIGGS nasceu no dia 23 de fevereiro de 1561, na cidade de Warley Wood, Condado de York, Inglaterra. Morreu no dia 26 de janeiro de 1630, na cidade de Edimburgo, Escócia.

Ensinou geometria no Colégio Gresham, de Londres, e astronomia, na cidade de Oxford. Em 1614, com a obra “Magnífica Descrição Canônica Sobre Logaritmos”, o escocês John Napier divulgava a descoberta dos logaritmos, apresentados como um artifício destinado a simplificar o cálculo.

Impressionado com o poder dos logaritmos, o inglês chegou a visitar o inventor deles, na cidade de Edimburgo. Os dois cientistas chegaram à conclusão de que para melhor uso dos logaritmos era preciso uma tábula de cálculos. Briggs, assim, realizou notáveis aplicações dessa descoberta, definindo e calculando os logaritmos em base decimal. Esses logaritmos, conhecidos também por vulgares ou comuns, são empregados até hoje, principalmente na navegação.

O matemático inglês publicou, em 1624, a “Artmética Logaritmica”, na qual apresenta a tábua dos logaritmos comuns, aproximados até 14 casas decimais, calculados do número 1 a 20 mil e de 90 mil a 100 mil. Com essa obra, deixou uma contribuição fundamental para a difusão desse novo processo formal de cálculo. Depois, o suíço Leonardo Euler, no século XVIII, preparou uma noção mais moderna dos logaritmos.