Imprimir
Categoria: Naturalistas
Acessos: 3083

agassiz1Louis Agassiz

Jean Louis Rodolphe Agassiz nasceu no dia 18 de maio de 1807, na localidade de Motiers, Suíça. Morreu no dia 14 de dezembro de 1873, na localidade de Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Doutorou-se me Filosofia e Medicina em 1829 e 1830, respectivamente, estudando em Zurique, Suíça, Heildelberg e Munique, Alemanha. Dedicou-se ao estudo dos peixes, tornando-se a maior autoridade em ictiologia no mundo, sendo, por isso, convidado pelo botânico Carl von Martius para colaborar na classificação das espécies colhidas numa expedição feita ao Brasil. Encarregou-se da parte ictiológica e quando o colega faleceu, substituiu-o.

Depois de formado, manteve contatos em Paris com os naturalistas Alexander von Humboldt e Georges Cuvier. Em 1831, foi professor em Neuchâtel, Suíça. Logo depois, ganhou um prêmio da Sociedade Geológica de Londres, pela publicação da obra Pesquisas Sobre os Peixes Fósseis, que apresentou cinco volumes entre 1833 e 1844. Em 1939, escreveu História dos Peixes de Água Doce da Europa Central. No ano seguinte, interessou-se pelo estudo das geleiras dos Alpes, publicando Sistema Glacial.

Foi para os Estados Unidos em 1846, onde expôs teorias sobre o Plano da Criação. Com isso, obteve grande evidência. Em 1848, foi indicado para a cadeira de Zoologia e Geologia da Universidade de Harvard. Fundou um museu de Zoologia Comparada e realizou expedições de natureza científica em vários pontos do país, dentre os quais o Lago Superior, Costa Leste e Costa Oeste (1871/1872). Fez também uma expedição ao Brasil, onde ficou nos anos de 1865 e 1866, tornando-se sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Não obstante seu incessante trabalho, faleceu deixando incompleta a compilação exposta na obra Contribuições à História Natural dos Estados Unidos.