kurt-adler in1Kurt Alder

Nasceu no dia 10 de julho de 1902, na localidade de Konigshütte, região da Alta Silésia. Morreu no dia 20 de junho de 1958, na cidade de Colônia.

Estudou química em Berlim e Kiel, formando-se em 1926. Professor em Kiel, trabalhou em laboratórios de pesquisa industrial em Leverkusen. Em 1938, recebeu a Medalha Emil Fischer da Associação dos Químicos da Alemanha. Em 1940, tornou-se professor e diretor do Instituto de Química da Universidade de Colônia. Recebeu, juntamente com Otto Diels, o Prêmio Nobel de Química em 1950, pela síntese do alcadieno.

Os dois ganhadores do Nobel publicaram seu primeiro trabalho sobre a reação de alcadienos com quinonas em 1928. Edições similares já haviam sido registradas, mas os dois cientistas apresentaram a primeira prova experimental da natureza da reação e demonstraram sua grande variedade de compostos cíclicos. Suas investigações foram descritas em aproximadamente 150 documentos, publicados posteriormente na Alemanha. Os alcadienos (também chamados de dienos ou diolefinas) são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por duas ligações duplas. Seguem as mesmas regras vistas para os outros hidrocarbonetos insaturados. Nesse caso, como existem duas ligações na cadeia, o seu nome é precedido de dois números, quando necessário.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados