gilbert-lewis1Gilbert Lewis

GILBERT NEWTON LEWIS nasceu no dia 23 de outubro de 1875, na localidade de Weymouth, Massachusetts, Estados Unidos. Morreu no dia 23 de março de 1946, na localidade de Berkeley, Califórnia.

Estudou nas universidades de Nebraska e Harvard. Depois do doutorado em 1899, foi complementar seu aprendizado nas cidades alemãs de Leipzig e Götingen. De 1905 a 1912, permaneceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Encaminhou-se depois para a Universidade da Califórnia, onde foi professor de físico-química e reitor da Faculdade de Química. Nesta instituição, fez os seus primeiros trabalhos sobre termodinâmica e energia livre das substâncias.

Começou a pesquisar sobre a teoria eletrônica da valência em 1916, chegando a explicar os compostos iônicos. Fez também estudos sobre as ligações covalentes, através do par eletrônico. Desenvolvendo sua concepção de valência, estendeu os conceitos de ácidos e bases, elaborados pelo químico Swante Arrhenius. Foi o primeiro cientista a isolar o hidrogênio pesado ou deutério. Além disso, utilizando elétrons excitados de moléculas orgânicas, explicou o significado das cores das substâncias orgânicas, bem como o fenômeno da fluorescência e da fosforescência. Publicou o resultado de suas pesquisas em obras como A Termodinâmica e A Energia Libre de Substâncias Químicas e A Valência e a Estrutura de Átomos e Moléculas (1923).


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados