Imprimir
Categoria: Químicos
Acessos: 4059

von-baeyer1Adolf von Baeyer

Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer nasceu no dia 31 de outubro de 1835, na cidade de Berlim, Alemanha. Morreu no dia 20 de agosto de 1917, na localidade de Starnberb.

Filho de Jacob von Bayer, diretor do Instituto Geodésico de Berlim, estudou química com Robert Bunsen e trabalhou no laboratório de Friedrich August Kekulé, os quais exerceram grande influência na sua formação científica. Obteve o doutorado na Universidade de Berlim em 1858, tornando-se professor da instituição em 1860. Diretor de um laboratório na capital alemã, foi depois convidado para lecionar em Estrasburgo e Munique.

Em 1881, recebeu um prêmio da Sociedade Real de Londres (Medalha David) por suas pesquisas. Em 1905, foi laureado com o Prêmio Nobel de Química. Entre seus trabalhos científicos mais importantes destacam-se a descoberta da fenolftaleína, da fluoresceina, dos derivados do ácido úrico como o ácido barbitúrico e as resinas de fenol-formaldeído. É conhecido também por ter conseguido obter nos primeiros meses de 1880, após dezessete anos de investigação, a síntese do índigo, junto com Heinrich Caro.