charles jacquesCharles

JACQUES ALEXANDRE CESAR CHARLES nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na cidade de Beaugency, França. Morreu no dia sete de abril de 1823, na cidade de Paris. Físico e inventor, foi na área da química que ficou famoso.

Cérebro brilhante, dedicou-se a diversas disciplinas, especializando-se em trabalhos sobre os gases. Estudou com particular interesse a densidade e o poder de dilatação dos gases. Confirmou o resultado obtido pelo Henry Cavendish acerca do hidrogênio, gás catorze vezes mais leve que o ar. Em 1787, foi o primeiro a formular a “lei de dilatação dos gases”, mas não publicou as pesquisas. Somente quinze anos mais tarde, em 1802, que o químico Joseph Louis Gay-Lussac as compilou, coparando-as com seus próprios resultados para formular a lei que leva o seu nome.

A fórmula que relaciona a pressão e a temperatura de um gás ideal a um volume constante, no entanto, leva o nome de Lei de Charles. Também fez pesquisas na área da aerodinâmica. Chegou a fabricar um balão com capacidade para transporte de duas pessoas. É dele a ideia dos equipamentos necessários para um balão movido a gás: cesto de vime, válvula, rede, suspensões e pilotagem através de lastros. A primeira experiência nessa área aconteceu no dia 1.º de dezembro de 1873. O balão voou durante duas horas após percorrer trinta e seis quilômetros, alcançando a altura de três mil e trezentos metros. É também considerado o inventor do altímetro. Em 1875, foi aceito na Academia de Ciências da França e, posteriormente, tornou-se professor de física.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados