john-ford in1John Ford

Pseudônimo de SEAN ALOYSIUS O´FEARMA. Nasceu no dia 1.º de fevereiro de 1895, na localidade de Cape Elizabeth, Maine, Estados Unidos. Morreu no dia 31 de agosto de 1973, na localidade de Palm Desert, Califórnia.

Desde a estreia, no cinema mudo, até 1971, dirigiu 132 filmes para as principais produtoras norte-americanas. Isso significa que foi um dos cineastas mais adequados à realização dos produtos vendidos por Hollywood. Mas isso não quer dizer que sempre tivesse havido perfeita harmonia entre o sistema industrial e sua direção. Foi obrigado várias vezes a trabalhar com argumentos que não escolheu e que tentou modificar na fase do roteiro, o que quase sempre gerava uma série de atritos.

Por causa dessas desavenças, procurava filmar de tal modo que o montador não conseguisse modificar muito suas intenções. Para ter maior liberdade, chegou a fundas duas empresas: Argosy e John Ford Produções. Essa tensão entre diretor e produtores é considerada necessária para que o próprio sistema se renove, sem que, entretanto, se chegue a um ponto de ruptura. Esse relacionamento com o sistema, possibilitou ao cineasta elaborar um universo próprio e em paz com as estruturas. Na verdade, era considerado um velho liberal. Toda a sua dramaturgia reflete essa posição, chegando mesmo a tomar a figura de Abraham Lincoln para personagem de muitos de seus filmes, entre os quais O Cavalo de Ferro (The Iron Horse, 1924) e A Juventude de Lincoln (Young Mr. Lincoln, 1939).

john-ford in2Os seus filmes narram frequentemente a história de um grupo, imigrante ou americano, que vai para ao oeste, à procura de um lugar onde possa se estabelecer e ser feliz. Lá, os componentes do grupo semeiam e colhem. E com o árduo trabalho erguem a pequena sociedade onde reinarão as leis para uma vida harmoniosa. As personagens se definem pelo que fazem e não pelo que dizem. Seus problemas pessoais estão diretamente relacionados com os da comunidade. O herói tipicamente fordiano é forte, tranquilo, porta-voz da comunidade, cujo ideal é servir aos outros. Sua missão, que poderá levá-lo a uma ruptura momentânea com a comunidade, deverá ser cumprida mais como auxílio das leis do que com a violência.

Os melhores intérpretes de seus filmes foram Henry Fonda e John Wayne. Em papéis secundários, estão nomes como os de Mae Marsch, Victor McLaglen, Ward Bond e Jack Pannick. Muitas vezes, o cineasta fez em seus filmes a apologia democrática, à moda de Roosevelt. Isso o levou a realizar, durante a Segunda Guerra Mundial, dramas carregados de um nacionalismo primário. Mas o grupo errante que tanto gostava de retratar tornou-se uma família de fazendeiros sem terra à procura de emprego nas plantações da Califórnia, resultando daí um de seus melhores filmes: As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940), baseado no premiado romance de John Steinbeck. Seu último trabalho para o cinema foi como produtor executivo do documentário Vietnam! Vietnam!, de 1971.

ao-rufar-dos-tambores p1Principais filmes
1921 — Ação Enérgica (Action)
1924 — Amor, Juventude e Sacrifício (Heart of Oak)
1930 — O Galanteador Audaz (Born Reckless)
1934 — A Patrulha Perdida (The Lost Patrol)
1936 — Mary Stuart, Rainha da Escócia (Mary of Scotland)
1939 — A Juventude de Lincoln (Young Mr. Lincoln)
1939 — Ao Rufar dos Tambores (Drums Along the Mohawk)
1940 — As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath)
1940 — A Longa Viagem de Volta (The Long Voyage Home)
1941 — Como Era Verde o Meu Vale (How Green Was My Valley)
1946 — Paixão dos Fortes (My Darling Clementine)
forte-apache p11948 — Forte Apache (Fort Apache)
1948 — O Céu Mandou Alguém (3 Godfathers)
1949 — Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon)
1950 — Rio Grande (Rio Grande)
1952 — O Homem Tranquilo (The Quiet Man)
1952 — Sangue Por Glória (What Price Glory)
1953 — O Sol Brilha Na Imensidão (The Sun Shines Bright)
1956 — A Desaparecida (The Searchers)
1957 — Asas de Águia (The Wings of Eagles)
1960 — Audazes e Malditos (Sergeant Rutledge)
1961 — Terra Bruta (Two Rode Together)
1962 — O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance)
1962 — A Conquista do Oeste (How the West Was Won)
1963 — Os Aventureiros do Pacífico (Donovan's Reef)
1965 — O Rebelde Sonhador (Young Cassidy)


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados