Imprimir
Categoria: Americanos Atores
Acessos: 1498

1989 oscar1Kevin

KEVIN DELANEY KLINE nasceu no dia 24 de outubro de 1947, na cidade de São Luís, Estado do Missouri, Estados Unidos. Filho de um abastado comerciante, realizou os estudos primários, secundários e colegiais na cidade natal, onde começou a atuar no teatro. Na faculdade, estudou música. Mais tarde, decidido a seguir a carreira de ator, mudou-se para a cidade de Nova York. A primeira oportunidade aconteceu em 1976, no telefilme “O Tempo da Sua Vida”. Apareceu em outros pequenos papéis até 1982, quando fez o primeiro protagonista, no drama romântico “A Escolha da Sofia”, em que apareceu como par romântico da Meryl Streep.

A década de 1980 foi especialmente feliz, terminando, em 1989, com o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo desempenho na comédia “Um Peixe Chamado Wanda”. A década de 1990 também foi de muito trabalho, com a participação em dezoito produções. Os destaques ficam com o suspense “Jogos de Adultos”, de 1992, a comédia “Dave, Presidente Por Um Dia”, de 1993, e o faroeste “As Loucas Aventuras do James West”, de 1999. Na década de 2000, foi indicado para o Emmy (o Oscar da televisão) de melhor ator pelo desempenho no episódio “Cyrano de Bergerac”, da série “Grandes Performances”. Até 2019, são 68 créditos como ator. Sua única participação neste ano aconteceu no drama “O Diário”, dirigido pelo Jackie Chan.

wanda1Wanda Fish
22/12/1988 — Nesta data, estreou nos cinemas brasileiros o filme “Um Peixe Chamado Wanda”. O desempenho na pele do personagem Oto valeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para o Kevin Kline. Amante da Wanda Gerschwitz (Jamie Lee Curtis), o Oto integra com ela uma quadrilha que rouba joias no valor de treze milhões de dólares. Ciumento ao extremo, fica irascível quando o seu “peixe” se envolve com o advogado Archie Leach (John Cleese). As idas e vindas na procura das joias criam situações hilariantes. O filme fez enorme sucesso nos cinemas do mundo inteiro. Arrebatou US$ 62,5 milhões nas bilheterias. Serviu para alavancar a carreira do Kevin Kline, que, na sequência, apareceu como protagonista da ação de crime e mistério “O Calendário da Morte”.

tempo de recomecarLife House
06/09/2002 — “Tempo de Recomeçar” é um drama pesado sobre o impacto que uma doença terminal tem na família. O protagonista do filme é o ator Kevin Kline. Ele deixou a zona de conforto das comédias leves para encarnar o personagem George Monroe, um arquiteto de meia idade que, repentinamente, descobre que está com câncer. Em estágio avançado, a doença lhe oferece pouco tempo de vida. Assim, decide aproveitar o tempo que lhe resta para se reaproximar do filho (Hayden Christensen), problemático e rebelde, e da ex-esposa (Kristin Scott Thomas). Resolve, também, construir uma cada para deixá-la para o filho. Esse foi o 34.º crédito do Kevin Kline como ator. Na sequência, em 2002, ele realizou o drama “O Clube do Imperador”.