NapoleaoNapoleão

23/11/2023 — Dos filmes que chegaram aos cinemas brasileiros nesta data, o destaque ficou com o drama biográfico “Napoleão”. Dirigido pelo renomado Ridley Scott, o filme acompanha a vida do Napoleão Bonaparte, imperador francês entre 1804 e 1814. A história foca não só a ascensão do personagem de implacável estrategista militar ao cargo de imperador dos franceses, mas também o relacionamento conturbado dele com a esposa, a Josefina de Beauharnais. Enquanto ele estava na frente de batalha para unir a Europa em torno da França, a mulher colecionava casos extraconjugais. No filme, o Napoleão é vivido pelo ator Joaquin Phoenix, o ganhador do Oscar em 2020 pelo filme “Coringa”.

Phoenix

JOAQUIN RAFAEL BOTTON nasceu no dia 28 de outubro de 1974, na cidade de São João, capital do Porto Rico. Filho de um carpinteiro, mudou-se ainda criança para os Estados Unidos, fixando-se na cidade de Los Angeles. Descoberto por um procurador de talentos, começou a carreira na televisão com oito anos de idade, em 1982. Participou de diversas produções televisivas até 1987, quando estreou no cinema, no drama “Corrida Contra o Tempo”. Ator de grandes recursos técnicos, teve a melhor oportunidade na tela grande em 2000 ao interpretar o imperador romano Commodus no drama histórico “Gladiador”. Na trama, ele rivalizou com o Russell Crowe.

De quebra, o Commodus mantinha uma relação incestuosa com a irmã Lucilla, vivida pela atriz Connie Nielsen. Por isso, tratava o sobrinho Lucius com obsessão. No fim do filme, num duelo de espadas, é morto pelo ex-soldado e galadiador Maximus. O “Gladiador” levou o Oscar de melhor filme do ano e alavancou a carreira do Joaquin Phoenix. Em 2005, ele ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de musical ao encarnar o cantor country John Cash, no filme “Johnny & June”. Em 2012, faturou o prêmio Coppa Volpi, oferecido ao melhor ator do Festival de Veneza, pelo desempenho no drama “O Mestre”. Voltou a brilhar em 2017 com o drama de mistério “Você Nunca Esteve Realmente Aqui”, com qual ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. No total na carreira, o Phoenix registra cinquenta e sete créditos.

coringa4Oscar
10/02/2020 — O desempenho na pele do Coringa no filme homônimo garantiu ao Joaquin Phoenix o primeiro Oscar na carreira. A Academia de Ciências e Artes Cinematogaráficas reconheceu o talento do ator, que deu nova roupagem — e maquiagem — ao personagem. Foi a confirmação de uma carreira brilhante nos cinemas. A bilheteria mundial fechou em US$ 1,072 bilhãoAntes do Oscar, o Phoenix já tinha levado o prêmio Bafta (o Oscar britânico), o troféu do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos e o Globo de Ouro. Em termos de interpretação, o ator já tinha tido o seu traballho reconhecido pela crítica em 2000 pelo desempenho no filme “Gladiador”.


 

Atores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados