Hilas

Hilas

HILAS era filho do Teodamante, rei dos dríopes, povo habitante do Monte Oeta e vales adjacentes. Desde cedo, o pai o preparou para ser um grande guerreiro. Na idade adulta tornou-se um dos amigos prediletos Héracles (Hércules). Com o herói participou da Expedição dos Argonautas. Durante uma escala que os navegadores fizeram nas proximidades da cidade de Mísia, ele foi encarregado de procurar água. Ao se aproximar de uma fonte, as ninfas que a habitavam arrastaram-no para o fundo da sua morada.

O Hércules, ajudado pelo Polifemo, procurou o amigo inutilmente pelos bosques. Suspeitando que os mísios tivessem raptado o Hilas, o herói aprisionou alguns deles e ordenou que procurassem o companheiro. O jovem, todavia, jamais foi encontrado. A tradição dessa busca infrutífera chegou até a época histórica. Os gregos celebravam-na durante uma festa anual: em procissão, os sacerdotes encaminhavam-se para a montanha vizinha e gritavam três vezes o nome do Hilas. O amigo do Hércules foi retratado diversas vezes em óleo sobre tela, com destaque para o quadro “Hilas e as Ninfas”, trabalho de 1896 do inglês John William Waterhouse.

Referência

ARGONAUTAS foram os heróis que a bordo do navio Argos saíram da cidade de Iolco e empreenderam viagem à Cólquida. O objetivo deles era buscar o Tosão de Ouro. Esse artefato possibilitaria ao Jasão assumir o trono de Iolco. Eles eram aproximadamente cinquenta, com destaque (além do Jasão) para o Admeto, o Anfião, o Hércules, o Orfeu, o Teseu e o Tideu. Também estava no grupo a dupla Castor e Pólux.


 

Atores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados