entre deus e o pecado1Oscar

03/09/2019 — O Oscar de 1961 para a categoria “melhor ator” foi disputadíssimo. Concorreram o Burt Lancaster, o Jack Lemmon, o Laurence Olivier, o Spencer Tracy e o Trevor Howard. No fim, a Academia de Ciências Cinematográficas entregou o troféu ao Burt Lancaster pelo desempenho no drama “Entre Deus e o Pecado”. Na trama, o novaiorquino interpreta o Elmer Gantry um caixeiro-viajante oportunista, imoral e alcoólatra. Ele é convertido pela Irmã Sharon Falconer (Jean Simmons), passando a viajar na companhia dela pelos Estados Unidos, pregando e explorando novos fiéis. Ricos e famosos, eles constroem um templo, mas Gantry  fica abalado ao reencontrar um antigo amor. O filme fez US$ 5,2 milhões nas bilheterias.

moises1Lancaster
BURTON STEPHEN LANCASTER nasceu no dia dois de novembro de 1913, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Morreu no dia vinte de outubro de 1994, na cidade de Los Angeles. Descendente de protestantes irlandeses, viveu no bairro pobre do Harlem Espanhol. Na juventude, com uma robusta estatura de 1m85c, foi um craque do basquete. Começou a vida artística como acrobata de circo. A primeira oportunidade no cinema — e já como protagonista — aconteceu em 1946, no drama “Os Assassinos”. Até 1950, participou de outras doze produções, com destaque para a ação “Zona Proibida”, na qual faz um guia de caça envolvido com diamantes. Na década de 1950 foram 22 participações.

Em 1956, ganhou o primeiro prêmio da carreira pelo desempenho no drama romântico “Trapézio”. O Urso de Prata de melhor ator do Festival de Berlim reconheceu o seu talento na composição do personagem Mike Ribble, um famoso trapezista que ensina um jovem artista (Tony Curtis) a executar o triplo mortal. A amizade entre os dois é abalada com a chegada da bela Lola, interpretada pela italiana Gina Lollobrigida. Das quinze participações registradas na década de 1960, o destaque vai para o drama “Sete Dias de Maio”, de 1964, e para o faroeste “Revanche Selvagem”, de 1968. Na década de 1970, a atividade continuou intensa. Em 1974, encarnou o personagem bíblico Moisés na minissérie homônima, produzida pela Rádio e Televisão Italiana. O trabalho chegou ao Brasil em forma de DVD em dezembro de 2002. No total na carreira foram 87 créditos até 1991.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados