02Elizabeth

ELIZABETH LEE MACGOVERN nasceu no dia 18 de julho de 1961 na cidade de Evanston no Estado do Illinois, Estados Unidos. Filha de uma professora de ensino médio e de um professor universitário, teve uma educação esmerada. Ainda na infância, mudou-se com a família para a cidade de Los Angeles, quando o pai foi contratado para dar aulas de Direito na Universidade da Califórnia.

Começou a se interessar pela carreira de atriz quando cursava o colegial. Ao participar da peça “A Pele dos Nossos Dentes”, do teatrólogo Thornton Wilder, chamou a atenção da agente Joan Scott. Terminada a peça, a agente recomendou que entrasse em cursos especializados em atuação. Assim, logo mais à frente, matriculou-se no Conservatório Americano de Teatro na cidade de São Francisco na Califórnia. Depois, na faculdade, formou-se em Belas Artes na Escola de Drama Juilliard, uma das mais indicadas da cidade de Nova York.

A primeira oportunidade no cinema apareceu em 1980 ao ser convidada para um papel secundário do drama “Gente Como a Gente”, dirigido pelo Robert Redford. No ano seguinte, veio o primeiro papel de destaque no drama “A Época do Ragtime”, dirigido pelo Milos Forman. Pelo desempenho na pele da personagem Evelyn Nesbit, recebeu a indicação para o Globo de Ouro de atriz-revelação e para o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Trabalhou com grandes astros do cinema, com destaque para o Mickey Rourke no drama “Um Rosto Sem Passado” de 1989 e para o Brad Pitt na comédia “Um Favor Indecente” de 1994. No total na carreira são sessenta e oito créditos. Em 2023 terminou as filmagens da comédia “And Mrs”, cuja trama versa sobre uma noiva que insiste no casamento mesmo com o noivo morto.

Principais filmes

1980 Gente Como a Gente
1981 Na Época do Ragtime
1983 O Amor Tem Seu Preço
1984 Adeus à Inocência
1987 Uma Janela Suspeita
1989 Um Rosto Sem Passado
1994 Um Favor Indecente
1995 Asas da Coragem
2010 Fúrias de Titãs
2016 Raízes da Amizade
2019   Downton Abbrey
2022   Downton Abbey 2

 

Americanas nas telas

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados