Imprimir
Categoria: Atrizes Novaiorquinas
Acessos: 2157

01Rooney

PATRICIA ROONEY MARA nasceu no dia 17 de abril de 1995 na cidade de Bedford, Estado de Nova York, Estados Unidos. Embora nascida no seio de uma família rica, desde cedo demonstrou interesse de seguir a carreira artística. As primeiras atuações foram em peças teatrais e filmes estudantis. Na faculdade, graduou-se, em 2010, em psicologia na Universidade de Nova York. A estreia no cinema se deu em 2005, no filme de terror “Lenda Urbana 3: A Vingança da Mary”.

O filme fez muito sucesso nas mídias alternativas, principalmente no DVD. Participou de vários outros filmes e séries de televisão até chegar, em 2011,  à personagem Lisbeth Salander, protagonista do filme “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”. Pelo desempenho, foi laureada com o prêmio de atriz revelação do Conselho Nacional de Revisão, órgão classificatório da indústria cinematográfica americana. Em 2015, ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes pelo desempenho no filme “Carol”. Na trama, ela é uma trabalhadora duma loja de departamentos que passa a ter um relacionamento com uma cliente.

O filme, de baixo orçamento, fez 40,3 milhões de dólares na bilheteria mundial e virou “cult” nas mídias alternativas. O trabalho rendeu indicações para o Oscar e para o Globo de 2016. Em 2018, apareceu na pele da personagem bíblica Maria Madalena, do filme homônimo. Contrariando as pressões da sociedade, da família e o machismo de alguns apóstolos, a jovem pescadora se junta ao Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix) em sua incansável missão de propagar a fé. No total na carreira são 34 créditos como atriz. Em 2021 esteve no drama de suspense “O Beco do Pesadelo”. Para 2022 terminou as filmagens do drama “Women Talking” (“Mulheres Falando”). A trama versa sobre um grupo de mulheres numa colônia religiosa isolada na Bolívia.

ft2 Recomendados
2005 LENDA URBANA 3
2010 A HORA DO PESADELO
2011 MILLENIUM
2013 TERAPIA DE RISCO
2015 PETER PAN
2016 LION
2018 MARIA MADALENA