Imprimir
Categoria: Renée Zellweger
Acessos: 3979

pam hupp1Renée

RENÉE KATHLEEN ZELLWEGER nasceu no dia 25 de abril de 1969 na cidade de Katy, no Estado do Texas nos Estados Unidos. Filha de imigrantes europeus, concluiu o ensino médio na cidade natal. Nessa época foi líder de torcida, ginasta e atriz de teatro amador. Logo após entrou na Universidade do Texas para estudar Língua Inglesa. Durante a faculdade se sustentou trabalhando como garçonete. Apesar de ter frequentado aulas de interpretação apenas para cumprir os créditos universitários, descobriu o gosto pela atuação.

Após a graduação resolveu seguir a carreira de atriz. A primeira oportunidade apareceu em 1992 no telefilme “Gosto Pela Matança”. Atriz típica de cinema, fez poucos trabalhos para a televisão. A primeira protagonista veio em 1994 com a personagem Jenny do filme “O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno”. Na trama, ela é uma jovem que com alguns amigos se diverte na estrada em plena noite da formatura. As coisas se complicam quando o grupo precisa procurar ajuda por causa dum acidente. Nessa busca, os jovens encontram uma família de malucos disposta a matar todo mundo.

Fez vários filmes até ser reconhecida pela crítica em 2001. Pelo desempenho na comédia “Enfermeira Betty” recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz. Faturou o mesmo prêmio em 2003 pela participação no musical “Chicago”. A consagração veio em 2004 com o Oscar, o Globo de Ouro e outros prêmios de melhor atriz coadjuvante pelo desempenho no drama “Cold Mountain”. No total na carreira são quarrenta e nove créditos, três créditos como produtora e um crédito como roteirista. Em 2020 recebeu o Oscar de melhor atriz pelo desempenho no drama biográfico “Judi — Muito Além do Arco-Íris”. No total na carreira são 49 créditos. Em 2024 começou as filmagens do drama romântico “Bridget Jones: Louca Pelo Garoto”.

Recomendados
1994  O Massacre da Serra
Elétrica: O Retorno
1996  Jerry Maguire:
A Grande Virada
2000   Eu, Eu Mesmo e Irene
2001   O Diário da Bridget Jones
2002   Chicago
2003   Cold Mountain
2004   Bridget Jones:
No Limite da Razão
2008   Appaloosa:
Uma Cidade Sem Lei
2010   A Minha Canção de Amor
2016   O Bebê da Bridget Jones
2019   Judy: Muito Além
do Arco-Íris