Imprimir
Categoria: Atrizes Texanas
Acessos: 3965

pam hupp1Renée

RENÉE KATHLEEN ZELLWEGER nasceu no dia 25 de abril de 1969 na cidade de KatyEstado do TexasEstados Unidos. Filha de imigrantes europeus, concluiu o ensino médio na cidade natal. Nessa época, foi líder de torcida, ginasta e atriz de teatro amador. Logo após, foi estudar Língua Inglesa na Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde se sustentou trabalhando como garçonete. Apesar de ter frequentado aulas de interpretação apenas para cumprir os créditos universitários, descobriu o gosto pela atuação.

Após a graduação, resolveu seguir a carreira de atriz. A primeira oportunidade apareceu em 1992, no telefilme “Gosto Pela Matança”. Atriz típica de cinema, fez poucos trabalhos para a televisão. A primeira protagonista veio em 1994, com a personagem Jenny, do filme “O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno”. Na trama, ela é uma jovem, que, com alguns amigos, se diverte na estrada em plena noite da formatura. As coisas se complicam quando, por causa dum acidente, o grupo precisa procurar ajuda. Nessa busca, os jovens encontram uma família de malucos disposta a matar todo mundo.

Fez vários filmes até ser, em 2001, reconhecida pela crítica. Pelo desempenho na comédia “Enfermeira Betty”, recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz. Recebeu o mesmo prêmio em 2003 pela participação no musical “Chicago”. A consagração veio em 2004, com o Oscar, o Globo de Ouro e outros prêmios de melhor atriz coadjuvante pelo desempenho no drama “Cold Mountain”. No total, na carreira, são 44 créditos como atriz, três créditos como produtora e um crédito como roteirista. Em 2020 recebeu o Oscar de melhor atriz pelo desempenho no drama biográfico “Judi — Muito Além do Arco-Íris”. No total na carreira são 49 créditos. Em 2021 terminou as gravações dos seis episódios da série biográfica “A Coisa Sobre a Pam”. Na trama, ela vive a Sam Hupp, uma famosa assassina americana.