01Renata

RENATA LEONARDO PEREIRA SOCHACZEWSKI nasceu no dia 21 de fevereiro de 1947, na cidade do Rio de JaneiroFilha de Miriam Pereira e de Peter Sochaczewski, foi para Los Angeles, Estados Unidos, em 1964, por intermédio de um programa de intercâmbio cultural. Lá, entrou para um curso de arte dramática. Como parte do curso, participou do elenco da peça Dura Lex Sed Lex, de Oduvaldo Vianna Filho, na qual teve oportunidade de desempenhar vários papéis.

Ao retornar ao Brasil, em 1967, encontrou o meio teatral influenciado pelas ideias do movimento hippieEmbora não tenha sido ela própria uma hippie, adotou o visual dos integrantes do movimento e viajava constantemente para a Praia de Arembepe, na Bahia, que era o lugar preferido dos hippies na época. Neste período, cursou Psicologia, mas não chegou a se graduar, e ingressou no Teatro Universitário Católico (TUCA), onde iniciou uma extensa produção teatral. Estreou no cinema em 1968 no filme A Vida Provisória, no qual contracenou com Paulo José e Dina Sfat.

Na televisão, sua primeira aparição foi em 1969, na Rede Tupi, na novela Um Gosto Amargo de FestaEm 1970, Dias Gomes a convidou para seu primeiro papel na Rede Globo, na novela Assim Na Terra Como No CéuDepois, seguiram-se muitos outros sucessos tanto nos palcos, como na televisão e no cinema. Ganhou os seguintes prêmios ao longo de sua carreira: Troféu Imprensa de revelação feminina, em 1970, pela novela Assim Na Terra Como No Céu, Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor atriz, em 1976, pela novela O Casarão, Prêmio Contigo de participação especial feminina, em 1997, pela novela Indomada, Troféu Imprensa, Prêmio APCA e Prêmio Contigo de melhor atriz, em 2004, pela novela Senhora do Destino. No total na carreira são 57 créditos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados