banner-topo

Ituano, o grande campeão paulista de 2014

ituano-escudo1Ituano F. C.

ITUANO FUTEBOL CLUBE foi fundado no dia 24 de maio de 1947. Originalmente, o nome era Associação Atlética Sorocabana. Em 1960, o nome foi mudado para Ferroviário Atlético Ituano. Em 1990, veio a denominação atual. A equipe de Itu começou a empolgar a torcida a partir de 1984, realizando boas campanhas na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, enchendo o Estádio Municipal Novelli Junior. Em 1989, o então Ferroviário foi o campeão da série, ascendendo à divisão principal no ano seguinte. Essa campanha movimentou a cidade de Itu.

ituano-masc1No início dos anos 1990, o Ituano revelou o seu maior jogador, o meia Juninho Paulista, que defendeu depois o São Paulo. Após decessos e acessos, em 1999 passou a ser administrado pelo empresário Oliveira Junior. Com isso, o clube passou a contar com uma melhor estrutura, formando uma equipe competitiva em 2001, ano em que conquistou novamente o acesso à divisão principal do Paulistão. No ano seguinte, conseguiu o seu maior feito na história: conquistou o Campeonato Paulista, que, na oportunidade, não contou com os grandes clubes, os quais disputavam o Torneio Rio-São Paulo.

Em 2003, mantendo-se na linha de conquistas, venceu o Campeonato Brasileiro da Série C. Realizou também boas campanhas nos campeonatos Paulista e Brasileiro da Série B em 2004. Mas a partir de 2005 até o final de 2006, o clube teve resultados modestos. A partir de 2007, entrou numa nova fase, com a volta de alguns dirigentes. No início do Campeonato Paulista, realizou uma boa campanha, surpreendendo a imprensa esportiva. A equipe, entretanto, foi desintegrada na metade do campeonato e terminou a competição na modesta décima primeira colocação. Em 2008, firmou parceria com a empresa Traffic. Em 2009, com um time do nível da Série C, a equipe lutou para não cair no Paulistão, se livrando apenas na última rodada.

juninho-paulista1Após isso, a Traffic e o clube rescindiram o contrato, assumindo administrativamente o antigo ídolo Juninho Paulista. Com um time de jovens, não conseguiu passar da primeira fase na Série D. Em seguida, porém, fez uma boa campanha na Copa Paulista. Em 2010, a equipe foi a décima terceira colocada no Campeonato Paulista. Em 2011, apesar da grande expectativa do torcedor, veio com um elenco muito limitado para a disputa da Série A1, lutando contra o rebaixamento do início ao final do certame. Em 2012 anunciou boas contratações. A equipe, porém, não deslanchou. Após a nona rodada se encontrava na lanterna da competição somando apenas cinco pontos.

Em 2013 a história se repetiu, livrando-se por pouco do rebaixamento. A temporada de 2014 começou com boas contratações. Embora tenha se classificado na última rodada da primeira fase para a seguinte, seu feito principal foi ter eliminado o Corinthians. Nas quartas de final, eliminou o Botafogo em Ribeirão Preto e, nas semifinais, o Palmeiras, em pleno Pacaembu. Contra o Santos nas duas partidas finais, o time foi quase perfeito: ganhou a primeira por 1 x 0 e foi para a segunda (13/04/2014) precisando apenas de um empate para ser o campeão. Entretanto, perdeu para o “peixe” no tempo regulamentar por 1 x 0. A decisão, então, foi para a cobrança de penalidades, na qual venceu por 7 x 6.


 


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados