banner-topo

O Botafogo de Ribeirão Preto é o campeão da Série D do Brasileirão

botafogo-rp-m15aBotafogo Futebol Clube

14/11/2015 — O Botafogo de Ribeirão Preto empatou sem gols com o River, do Piauí, em Teresina, na final da Série D do Campeonato Brasileiro. Como venceu a primeira partida por três a dois, o “Pantera” sagrou-se campeão da competição. Volta, portanto, à Série C em 2016. Na primeira fase do campeonato, o time integrou o Grupo VI, ao lado do Atlético Catalano (Goiás), do Gama (Distrito Federal), do Duque de Caxias (Rio de Janeiro) e do Vila Nova (Minas Gerais). Ao final da fase, ficou com o segundo lugar, com treze pontos.

botafogo-rp-titulo15aSó obteve a classificação por causa do critério do saldo de gols, pois o Gama também fez treze pontos. No saldo, porém, bateu o oponente por seis a três. Nas oitavas-de-final, pegou o Atlético Catalão, vencendo a primeira partida por três a zero e perdendo a segunda por um a zero. Nas quartas-de-final, o adversário foi São Caetano (São Paulo). Venceu a primeira partida por dois a um e empatou a segunda: zero a zero. Na semifinal, enfrentou o Remo (Pará), vencendo a primeira partida (um a zero) e empatando a segunda (zero a zero). Na final, repetiu o desempenho, vencendo bem em casa para buscar o título na casa do adversário. Em todo o torneio, marcou vinte gols e sofreu apenas oito.

Os Heróis do Título
GOLEIRO
: Anderson “Neneca” Silva; LATERAIS: Daniel Borges e José Augusto Ramos; ZAGUEIROS: Caio Ruan Freitas e Osmair “Mirita” de Paula; VOLANTES: César Gaúcho Silva e Diego Pituca Evaristo; MEIAS: Carlos Henrique de Morais e Víctor Hugo “Vitinho” Mesquita (Lucas Ribeiro Nascimento); ATACANTES: Aílton “Canela” Nascimento (Matheus Mancini) e Anderson Nunes (Carlos Eduardo “Dudu” Nascimento). TÉCNICO: Marcelo Castelo Veiga.

botafogo-rp-francis15aOs Artilheiros
6 GOLS
: Valmir “Francis” de Campos
4 GOLS
: Anderson Nunes
2 GOLS
: Aílton “Canela” Nascimento
2 GOLS
: Caio Ruan Freitas
2 GOLS
: Elton Luiz da Silva
1 GOL
: Samuel Nascimento
1 GOL
: César Gaúcho Silva
1 GOL
: José Augusto Ramos
1 GOL
: Vítor Hugo “Vitinho” Mesquita

botafogo-rp-emblema15aBotafogo Futebol Clube — Foi fundado no dia 12 de outubro de 1918, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. É o resultado da união de três clubes da Vila Tibério União Paulistano, Tiberense e União. Além da diretoria desses clubes, participaram das reuniões de fundação os funcionários da Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista. Não houve, no início, consenso sobre o nome a dar ao novo clube. Numa reunião, um dos fundadores, irritado, levantou-se e disse: “Ou vocês decidam de uma vez ou bota-fogo em tudo isso e acaba com essa história”. Estava decidido o nome: “Botafogo”. A estreia do novo clube se deu em Franca, contra o Esporte Clube Fulgêncio. Ganhou por um a zero.

O primeiro título de campeão do interior aconteceu em 1927. Em 1956, ganhou o título do torneio comemorativo ao centenário de Ribeirão Preto. Em 1962, fez uma excursão pela Argentina e, em 1977, foi o campeão da Taça Cidade de São Paulo (primeiro turno do Campeonato Paulista). Na década de 1990, foram dois vice-campeonatos e dois acessos (1996, na Série C, e 1998, na Série B). Em 2001, foi vice-campeão paulista, mas, em 2003, seria rebaixado para a Série A-2. Em 2008, voltou à elite do futebol paulista. Terminou as competições do Campeonato Paulista de 2014 no quinto lugar. Em 2015, caiu duas posições, encerrando o certame na sétima colocação. Recuperou-se no ano, sagrando-se campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, voltando, assim, para a Série C.



© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados