sindicato1Direito De Associação

O Artigo 5.º da Constituição Federal trata dos direitos e das garantias fundamentais. O Capítulo I dispõe expressamente sobre os direitos individuais e coletivos. O INCISO XVII e seguintes consagram o princípio da livre associaçiação.

Inciso XVII: “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”.

Inciso XVIII: “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.

Inciso XVIX: “as associações só podem ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado”.

Inciso XX: “ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”.

Inciso XXI: “as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente”.

O princípio do direito à associação não é universal. Essa associação precisa ter fins lícitos. Aconteceu na França, mas o caso pode ser aplicado no direito brasileiro. Um grupo de anões que ganhava a vida num bar, onde os clientes os arremessavam a distância, se associou para fazer uma representação contra a autoridade pública que fechara o estabelecimento alegando que a prática (arremesso de anão) era contrária à dignidade humana. Os anões perderam a causa porque, no entendimento constitucional, os direitos fundamentais são entrelaçados e concorrentes. No caso, o princípio da dignidade humana se sobrepôs ao direito de associação. Por outro lado, sendo os fins lícitos, o estado não pode se intrometer na associação, sob pena de abuso de autoridade. O ponto principal do princípio é a possibilidade de as associações representarem os seus associados em juízo.

Principais Tipos
CENTROS COMUNITÁRIOS
CLUBES ESPORTIVOS
COOPERATIVAS DE CONSUMO
ENTIDADES DE CLASSE
PARTIDOS POLÍTICOS

SINDICATOS DE TRABALHADORES


Constituição Federal

UP TOGGLE DOWN


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados