Imprimir
Categoria: Latim
Acessos: 62

A Sorte
Está Lançada

ALEA JACTA EST — Frase latina. Significa “a sorte está lançada”. Atribui-se a frase ao general Júlio César ao resolver no ano 49 a.C atravessar o Rio Rubicão com suas tropas em vez de licenciá-las conforme determinado pelo Senado Romano. O referido rio delimitava as fronteiras da república. Pela lei, o exército não podia manter tropas estacionadas no território. Ao atravessar o rio, o Júlio César não só desobedeceu uma ordem legal, mas entrou em Roma e pôs para correr os cônsules Caio Cláudio Marcelo e Lúcio Cornélio Crus, aliados do líder Pompeu Magno. Deu um golpe de estado. Começou assim mais uma guerra civil. No geral, a frase é empregada para indicar uma decisão irrevogável, aceitando-se as consequências.

Latim
Dicionário

AD CAUTELAM — Expressão latina significativa do ato que se pratica por simples precaução. Por exemplo, quando do empréstimo de algum valor, é recomendável que o credor se acautele com algumas garantias ofertadas pelo devedor.

AD CORPUS — Diz –se da venda de imóvel em que se ajusta o preço do todo, sem especificar a medida da área.

AD DIEM — Expressão usada para designar o dia final de um prazo. As expressões latinas são comumente usadas no mundo jurídico.

AD JUDICIA — Expressão originária do latim. No meio jurídico, é o mandato que se outorga aos advogados para que eles procurem em juízo os direitos do mandante. Na procuração não é preciso mencionar especificamente os poderes conferidos ao advogado, salvo para determinados atos expressos em lei.

AD LIBITUM — Expressão originária do latim. À vontade. Ao bel prazer. Na música é a indicação de que o trecho pode ser executado à vontade do intérprete ou nas peças para conjunto instrumental. No teatro é a indicação cênica de que o ator pode continuar improvisando o diálogo escrito.

AD LITEM — Para o litígio. No meio jurídico, o ato relativo a um processo litigioso.

AD LITERAM — Ao pé da letra. Literalmente.

AD MAJOREM DEI GORIAM — Para a maior glória de deus.

AD MENSURAM — Por medida. No meio jurídico diz-se da venda cujo preço é estipulado por unidade de peso ou de medida.

AD PERPETUAM REI MEMORIAM — Construção originária do latim: “para perpétua lembrança da coisa”. É uma fórmula empregada no começo das bulas papais referentes a questões de doutrina. É usada também em monumentos comemorativos, medalhas, etc. No meio jurídico, diz-se da prova ou vistoria judicialmente feita para resguardo ou conservação de um direito que se tenciona demonstrar oportunamente nos autos da ação.

AD QUEM — Para quem. Diz-se do juiz ou do tribunal para quem se recorre de despacho ou sentença de grau inferior. Diz-se também do dia em que expira um prazo.

AD REFERENDUM — Expressão originária do latim. Diz-se de uma decisão tomada provisoriamente, sujeita a posterior aprovação, ratificação ou confirmação por uma autoridade superior ou órgão colegiado. Exemplo: uma diretora de escola pode tomar uma decisão urgente, mas que precisa de confirmação posterior do conselho escolar ou órgão similar. Na área federal, uma medida provisória editada pelo presidente da república tem os seus efeitos imediatos, mas ela precisará passar pelo crivo (ad referendum) do Congresso Nacional para não perder a validade.

AD REM — Argumento relativo ao assunto em pauta. É usado também na acepção de “exatamente”, “de maneira pertinente”. No meio jurídico, diz-se do direito ligado à coisa.

AD VALOREM — Expressão originária do latim: “conforme o valor”. No meio jurídico, diz-se da tributação que se faz conforme o valor da mercadoria importada ou vendida. Não se consideram o volume, o peso, a espécie ou a quantidade.