Imprimir
Categoria: Hortaliças
Acessos: 16

alhoAlho
Hortaliça da família das Aliáceas, amplamente utilizada como tempero e reconhecida por suas propriedades medicinais. Ele é rico em nutrientes, antioxidantes e composto sulfurados como a alicina, que é liberada ao amassar ou picar, conferindo-lhe o odor e as propriedades terapêuticas. Seus benefícios incluem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Também auxilia no controle da pressão arterial e glicemia, mas seu consumo deve ser moderado, especialmente por quem usa medicamentos anticoagulantes. O alho apareceu pela primeira vez na Ásia Central, com evidências de cultivo por civilizações como os antigos sumérios por volta de 2600 a.C. O maior produtor de alho do Brasil é o Estado de Minas Gerais.

Dicionário
das hortaliças

HORTALIÇAS são vegetais cultivados em hortas. Incluem-se entra elas as partes comestíveis como folhas, raízes, talos e flores, que são fontes importantes de vitaminas, minerais e fibras. Popularmente, são divididas em dois grupos: verduras e legumes.

AÇAFRÃO — Planta herbácea da família das iridáceas (crocus sativus) de procedência é europeia e largamente cultivada no Brasil. Possui bolbo perene. Dos estigmas da flor se prepara um pó tirante a amarelo forte, que se utiliza com matéria corante, tempero culinário e medicamentos. Entre os benefícios que traz à saúde estão o combate à depressão, o controle do diabetes e a prevenção de doenças cardiovasculares. Existem diversas outras sub-variedades: açafrão-da-terra, açafrão-do-mato, etc.

ALCACHOFRA — Planta hortense da família das compostas (Cynara Scolymus). Dela, são comestíveis o receptáculo da inflorescência e a base das folhas. Pode crescer até um metro de altura, com quatrocentos centímetros de envergadura. As folhas têm cor verde-claro. Os caules são estriados. O nome provém do árabe “uršūf (ah)”, cujo significado é “planta espinhosa”. Originária da Região do Mediterrâneo, a alcachofra chegou ao Brasil no Século 19 pelas mãos de imigrantes italianos. A maior produtora é a Itália, seguida do Egito e da Espanha. No Brasil, o maior produtor é o Estado de São Paulo, com 65% da produção nacional. A produção paulista concentra-se em Piedade na Região de Sorocaba, cidade conhecida como a “capital da alcachofra”.

ALCAPARRA — Arbusto da família das Caparidáceas, originário da região mediterrânica, cujo nome científico “Capparis Spinosa”. Os frutos são bagas ovais e carnudas. O nome vem do árabe “alcabbar”. Apareceu na Península Ibérica entre os séculos 15 e 16. Os talos dela podem atingir um metro ou mais de comprimento. As folhas são grandes e arredondadas. As flores, de cor branca e com grandes estames, nascem na base das folhas. O botão da flor é um ingrediente comum da cozinha mediterrânica. É muitas vezes consumido em vinagrete para estimulante do apetite. De acordo com as lendas, a alcaparra é altamente afrodisíaca. No Brasil, é cultivada em regiões frias da Serra da Mantiqueira. A produção vai para a indústria de conservas.

ALFACE — Planta hortense da família das compostas, cujo nome científico é Lactuca sativa. O nome vem do termo árabe al-khass. Após a influência árabe na Península Ibérica, a palavra foi incorporada ao português, transformando-se em “alfaça” e depois “alface”. É utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C. Mundialmente cultivada para o consumo em saladas, apresenta inúmeras variedades de folhas, cores, formatos, tamanhos e texturas. Oferece vários benefícios à saúde, como melhora da visão e pele (vitamina A), fortalecimento do sistema imunológico (vitamina C), auxílio à digestão (fibras) e controle da pressão arterial (potássio). Além disso, possui propriedades relaxantes e calmantes. Devido à lactucina, contribui para a saúde óssea (vitamina K e cálcio).