01Pio 8.º

FRANCISCO SAVERIO MARIA FELÍCIO CASTIGLIONE nasceu no dia 20 de novembro de 1761 na cidade de Cingoli, Região de Marche, Itália. Morreu no dia 20 de novembro de 1830 na cidade de Roma. Filho de uma família de nobres, estudou nas melhores escolas. Fez o colegial no Colégio Campana. Depois, entrou na Universidade de Bolonha, onde se formou e obteve o doutorado em Direito Canônico e em Direito Civil em 1785. Ordenou-se padre neste mesmo ano. A seguir, serviu como vigário geral nas cidades de Agnani, Fano e Ascoli Piceno até 1800.

Em 11 de agosto de 1800, conseguiu a promoção para bispo da cidade de Montalto na Região da Calábria. Ganhou fama ao se recusar a jurar lealdade ao Napoleão Bonaparte, que dominava na época a região. Por isso, foi preso e levado para a cidade de Milão. Só conseguiu a liberdade em 1814 após a queda do imperador francês. Esse fato chamou a atenção do então papa Pio 7.º. Chamado ao Vaticano, ocupou diversos cargos de importância na hierarquia da igreja. Em 1816, elevou-se ao cargo de cardeal. Em 1921, ascendeu ao cargo de cardeal arcebispo. Nessa condição, participou como favorito da eleição papal de 1823.

Mas, numa reviravolta, o colégio de cardeais o preteriu em favor do cardeal Aníbal Della Genga, que assumiu o cargo com o nome de Leão 12. Mas no conclave de 1829 ele se posicionou novamente como favorito. Embora com 68 anos e com a saúde debilitada, conseguiu a eleição. Assumiu o nome de Pio 8.º em homenagem ao seu mentor, o papa Pio 7.º. Governou a Igreja Católica por apenas um ano, mas deixou uma marca valiosa em diversos assuntos. Destacou-se especialmente no empreendimento de reformas dos estados papais, cuja administração pendia muito para a corrupção e o nepotismo. Na política externa, viu a emancipação católica no Reino Unido e uma nova revolução na França. Internamente, promoveu três consistórios, nos quais nomeou seis novos cardeais arcebispos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados