Imprimir
Categoria: Empreendedores
Acessos: 3676

01Ferrero

MICHELE FERRERO nasceu no dia 26 de abril de 1926 na localidade de Dogliani na Região do Piemonte na Itália. Morreu no dia 14 de fevereiro de 2015, na cidade de Monte CarloMônaco. Era o homem mais rico da Itália, proprietário de um império global de chocolates e confeitaria. Ele herdou do pai um pequeno negócio e a receita de um creme a base de avelãs e cacau, que foi rebatizado em 1964 como “Nutella”, e através da qual construiu seu império. Também fabricante do bombom “Ferrero Rocher” e do “Kinder Ovo”, o grupo possui atualmente mais de 22 mil funcionários em todo o mundo e lucra mais de oito bilhões de euros anualmente.

Homem de poucas palavras que evitava a exposição, o empresário transformou a fábrica de chocolate baseada no Piemonte num gigante global. Era conhecido por comandar a empresa com punhos de ferro. Até há pouco tempo atrás, seguia de helicóptero diariamente da sua vila em Monte Carlo até a sede da companhia na cidade de Alba, no nordeste da Itália, para provar e ajudar na criação de novos produtos. A revista Forbes o descreveu como “o doceiro mais rico do planeta”, colocando ele e a sua família no trigésimo lugar na sua lista das pessoas mais ricas do mundo, com um patrimônio avaliado em 23,4 bilhões de dólares. A morte patriarca abre as discussões sobre o futuro da empresa.

Giovani Ferrero, herdeiro e chefe-executivo do grupo, negou que a companhia esteja sendo vendida para a suíça NestléNo Brasil, a Ferrero está presente desde 1994, quando introduziu no mercado o “Kinder Ovo”. No início eram apenas 10 colaboradores, todos com um objetivo em comum: desenvolver e expandir a empresa. Com a imensa receptividade brasileira, a empresa foi crescendo e agregando mais produtos a sua linha. Em 1995 vieram o “Ferrero Rocher”, o “Tic Tac” e o “Kinder Bueno”. Em julho de 1997, a empresa iniciou a sua produção no Brasil, em Poços de CaldasMinas Gerais. Atualmente, com cerca de 1 mil empregados, a linha de produtos também cresceu. Além dos já citados, foram agregados o “Kinder Chocolate”, o “Kinder Joy”, o “Kinder Delice” e o “Ferrero Collection”.