Nasceu no dia 26 de abril de 1926, na localidade de Dogliani, Piemonte, Itália. Morreu no dia 14 de fevereiro de 2015, na cidade de Monte Carlo, Mônaco. Era o homem mais rico da Itália, proprietário de um império global de chocolates e confeitaria. Ele herdou do pai um pequeno negócio e a receita de um creme a base de avelãs e cacau, que foi rebatizado em 1964 como “Nutella”, e através da qual construiu seu império. Também fabricante do bombom “Ferrero Rocher” e do “Kinder Ovo”, o grupo possui atualmente mais de 22 mil funcionários em todo o mundo e lucra mais de oito bilhões de euros anualmente.
Homem de poucas palavras que evitava a exposição, o empresário transformou a fábrica de chocolate baseada no Piemonte num gigante global. Era conhecido por comandar a empresa com punhos de ferro. Até há pouco tempo atrás, seguia de helicóptero diariamente da sua vila em Monte Carlo até a sede da companhia na cidade de Alba, no nordeste da Itália, para provar e ajudar na criação de novos produtos. A revista Forbes o descreveu como “o doceiro mais rico do planeta”, colocando ele e a sua família no trigésimo lugar na sua lista das pessoas mais ricas do mundo, com um patrimônio avaliado em 23,4 bilhões de dólares. A morte patriarca abre as discussões sobre o futuro da empresa. Giovani Ferrero, herdeiro e chefe-executivo do grupo, negou que a companhia esteja sendo vendida para a suíça Nestlé.
No Brasil, a Ferrero está presente desde 1994, quando introduziu no mercado o “Kinder Ovo”. No início eram apenas 10 colaboradores, todos com um objetivo em comum: desenvolver e expandir a empresa. Com a imensa receptividade brasileira, a empresa foi crescendo e agregando mais produtos a sua linha. Em 1995 vieram o “Ferrero Rocher”, o “Tic Tac” e o “Kinder Bueno”. Em julho de 1997, a empresa iniciou a sua produção no Brasil, em Poços de Caldas, Minas Gerais. A fábrica atende o mercado interno e países como Alemanha, Argentina, Canadá, México, França, Equador, Rússia e Estados Unidos. Atualmente, com cerca de 1 mil empregados, a linha de produtos também cresceu. Além dos já citados, foram agregados o “Kinder Chocolate”, o “Kinder Joy”, o “Kinder Delice” e o “Ferrero Collection”.