Escândalo do Dieselgate

20/09/2017 — A Volkswagen foi condenada, em primeira instância, a pagar R$ 1,1 bilhão de indenização aos 17.057 proprietários das picapes Amarok no Brasil. Os veículos foram os pivôs da fraude de emissão de poluentes, conhecida pelo termo “dieselgate”. A decisão foi do juiz da 1.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro determinou pagamento de R$ 54 mil por danos materiais e R$ 10 mil por danos morais a cada um dos donos dos veículos afetados. Além disso, a montadora alemã deverá pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo à sociedade brasileira, uma medida de “caráter pedagógico e punitivo", segundo a decisão. A Volks, em nota oficial, informou que vai recorrer. A ação coletiva foi movida pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e do Trabalhador. O escândalo dos motores a diesel que poluem acima do permitido, completou dois anos

polo 20170806Volks & São Bernardo
16/08/2017 — O presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões para a produção de dois novos modelos, na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Os sedãs Novo Polo e Virtus serão lançados no ultimo trimestre de 2017 (novembro) e primeiro trimestre de 2018, respectivamente. Além dos dois modelos citados, será lançado também um SUV (veículo utilitário esportivo) e uma picape completamente novos. Será feita uma renovação total da linha de produtos da empresa até 2020.

Nos próximos três anos, os investimentos totais serão de R$ 7 bilhões. Não obstante esse aporte de recursos, a montadora descartou a possibilidade de novas contratações, mas disse que os funcionários em regime de layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) serão chamados de volta. São cerca de trezentos trabalhadores, segundo o comunicado. O número citado, entretanto, é muito inferior ao anteriormente divulgado. Em janeiro de 2016, 1,2 mil trabalhadores foram afastados de suas funções, por causa da queda nas vendas. Antes, em julho de 2015, outros 1,7 mil funcionários entraram em regime de layoff. A fábrica de São Bernardo voltará a trabalhar em três turnos apenas para a montagem dos novos modelos. A produção do Gol, que ainda está na cidade do ABC, será transferida para a fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba.

auto-de-infracao1Volks Vs. Ibama
25/03/2017 — O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis decidiu multar em R$ 50 milhões a montadora Volkswagen do Brasil por fraude em testes de emissão de poluentes realizados em laboratório com veículos da linha Amarok 2011/2012. A decisão administrativa, foi proferida em primeira instância e ainda cabe recurso. O Ibama também determinou que a empresa realize o recall dos veículos que contêm dispositivo destinado a reduzir as emissões de poluentes. Clique na imagem para ampliar.

No total, 17.057 carros da linha continham um software que poderia otimizar os resultados de óxidos de nitrogênio (NOx) durante os testes laboratoriais de homologação. Segundo o Ibama, os veículos Amarok testados continham o dispositivo chamado defeat devise, que reduz em 0,26 g/km, em média, a emissão de poluentes durante ensaios de laboratório. Entretanto, em condições normais de uso, os veículos emitem poluentes acima dos limites e exigências ambientais previstos em lei. O relatório que identificou o problema no Brasil foi realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a pedido do instituto. Originalmente, a fraude foi descoberta pela agência norte-americana de proteção ambiental, que emitiu em setembro de 2015 um aviso de violação da lei daquele país dedicada que dispõe sobre a poluição atmosférica. Somente em 2016, a Volks vendeu 9.172 Amaroks no Brasil. O faturamento foi de mais de R$ 1 bilhão.

20161205 scaniaÔnibus & Caminhões
01/12/2016 — A divisão de ônibus e caminhões do grupo Volkswagen passa por um dos piores momentos da sua história no Brasil, mas optou pela aposta no futuro. A empresa anunciou o seu planejamento para os próximos cinco anos. Nesse período, ela pretende investir R$ 1,5 bilhão no desenvolvimento de produtos e na modernização das suas fábricas. A expectativa do setor é que a economia volte a andar no ano que vem, o que poderá gerar um crescimento de 1% nas vendas. As fábricas da Volks produziram entre 2011 e 2014, em média, 350 caminhões e ônibus por dia. Em 2015 e 2016, porém, essa produção encolheu. A ociosidade, segundo os relatórios divulgados, chegou a 75% nas unidades fabris de Resende (RJ) e de São Bernardo do Campo (SP), onde é fabricado, entre outros, o Scania.

20161119 carro-eletricoCarro Elétrico Do Futuro
15/11/2016 — A montadora alemã Volkswagen anunciou que vai mandar para as ruas em 2020 a primeira versão do I. D. Elétrico. Essa versão ainda terá volante e dispõe a necessidade da presença do motorista. Porém, a intenção é que o modelo contendo o piloto automático se torne realidade em 2025. Neste futuro modelo, o volante se retrairá para o painel quando a opção for escolhida pelo condutor. No I. D. 2020, o dono não precisará de nenhuma chave física para ligar o carro: usará o próprio smartphone e uma senha, concedida quando a compra acontecer. O aplicativo também deverá memorizar as preferências do usuário quanto à posição dos assentos, climatização interna, configurações do sistema de som, playlists, contatos da agenda e outras praticidades (com a revista VIP).

volkswagen-logo1Histórico da Empresa

Volkswagen — Foi fundada no dia 28 de maio de 1937, na cidade de Wolfsburg, Alemanha, pelo engenheiro Ferdinand Porsche. Com o tempo, transformou-se na maior fabricante de automóveis da Europa. Além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões e Scania. Em março de 2011, assumiu o segmento comercial da Porsche e, em 2012, comprou o segmento de motos da italiana Ducati. A empresa chegou ao Brasil em 1953. Em 1959, inaugurou a sua unidade no Bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em 1976, iniciou a operação na unidade de Taubaté, com o propósito de construir o Gol. Em 1996, inaugurou a fábrica de São Carlos — uma das três maiores construtoras de motores do mundo — e, em 1999, inaugurou a unidade de São José dos Pinhais.


 

 



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