hb20 19aHyundai HB20

22/05/2015 — A linha 2019 do HB20 chegará às concessionárias da Hyundai Motor Brasil recheada de novidades, com preços que variam entre R$ 43.990,00 e R$ 72.290,00. Os grandes destaques são o novo visual, a ampliação da oferta de central multimídia BlueMedia com tevê digital e a mudança na denominação da versão Comfort, que passará a se chamar Unique. Todas as versões do hatch e do sedã receberam grade frontal Mesh Type com contorno cromado, à exceção do HB20 Turbo 1.0, que ganhou grade frontal com aletas e contorno cromado. O HB20 fechou o primeiro quadrimestre de 2018 no segundo lugar em vendas. Foram comercializadas 33.618 unidades, contra 58.390 do Chevolet Onix, da General Motors.

chung ju yung in1Hyundai
HYUNDAI MOTOR COMPANY é uma marca sul-coreana de automóveis, fundada em 1967 por Chung Ju-Yung, que em 1947 já havia fundado a Hyundai Engineering and Construction Company. Em 1948, começou a construir viaturas. Na época, tinha um acordo com a empresa norte-americana Ford para produzir carros desta marca apenas para o mercado interno. Em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai, desenhado e concebido exclusivamente pela marca. O pequeno modelo Pony foi apresentado naquele ano no Salão Automóvel de Turim, Itália.

O Pony utilizava a tecnologia japonesa da Mitsubishi para o motor, a transmissão e a suspensão. Em 1976, a companhia exportou o seu primeiro carro, precisamente um Pony. Seis anos depois, o Pony II foi apresentado, já com uma linha mais moderna, e, em 1984, atingiu um total de 500 mil unidades produzidas. Nesse mesmo ano, foi apresentado o modelo Stella. No ano seguinte, a empresa se estabelece nos Estados Unidos, ano em que foi lançado o Excel e unidades por ano. No ano seguinte, atingiu o total de um milhão de carros produzidos e apresentou um modelo de luxo, o Grandeur. Em 1987, lançou-se no mercado dos minicarros e dos caminhões. Em 1989, montou uma fábrica destinada a construir motores V6 e no ano seguinte lançou o coupé esportivo Scoupe e o luxuoso Sonata.

hyundai-logo1Em 1991 apresentou o primeiro motor de fabricação própria, nomeado Alpha, para três anos mais tarde lançar outro propulsor, este com o nome de Beta. Ainda em 1994, lançou o modelo Accent, com motor Alpha, que viria a ser grande sucesso de vendas. Seu símbolo (o H estilizado) tem um significado. Segundo a montadora, é a união das mãos do fabricante com seu consumidor. Em fase de grande expansão, o grupo apresentou em 1996 dois novos modelos, o esportivo Tiburon e o Sonata III, além do Dynasty, um carro de luxo. A crise econômica vivida em 1998 levou à compra da Kia. Surgiu, assim, o grupo Hyundai Kia Automotive Group. No entanto, as duas marcas sempre mantiveram diferenças em relação aos seus modelos.

No Brasil, o Grupo Caoa é responsável pela distribuição dos veículos importados da marca em território nacional e pela montagem dos kits CKD do caminhão leve HR, do Tucson em e caminhões de sete toneladas em Anápolis-GO. A montadora ergueu uma fábrica própria no Brasil em 2012, situada em Piracicaba, no interior de São Paulo. A unidade, cuja capacidade é de 150 mil veículos por ano, é responsável pela fabricação dos modelos HB20, HB20X e HB20S, exclusivos para o mercado brasileiro. Já há expectativa de ampliação da unidade fabril e da construção de uma unidade da subsidiária Kia. Em maio de 2013, a companhia assinou acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba para o início das operações de um terceiro turno de produção. A medida teve em vista acertar os problemas com horas extras e atender as projeções de aumento de vendas para o período.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados