Ford

30/10/2019 — A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo encerrou as atividades depois de mais de meia década de operações. Na planta do ABC paulista, inaugurada em 1967, a companhia americana produziu uma série de modelos marcantes, que atravessaram gerações, como a Belina, o Maverick, o Corcel e o Escort, entre outros. Nos últimos meses, a fábrica fechada produzia apenas caminhões. O último modelo de automóvel montado na planta foi o Fiesta, cuja fabricação se encerrou no fim de julho. O fechamento da unidade faz parte de um programa global de reestruturação iniciado pela Ford no ano passado.

A multinacional americana continua com a unidade de Camaçari, na Bahia, na qual produz 912 veículos por dia. Também mantém as unidades de Tatuí, onde realiza os testes dos veículos produzidos, e de Taubaté. No segmento dos automóveis, a Ford ocupa a sexta posição no mercado brasileiro, com 8,76%. O carro mais vendido no Brasil é o KA, com 86.443 unidades em 2019 até outubro. No segundo lugar, aparece o KA Sedan, com 41.583 unidades, seguido do EcoSport, com 27.720 unidades. No segmento dos comerciais leves, a posição no mercado é o quinto lugar. O modelo mais vendido em 2019 é o Ranger, com 18.137 unidades até outubro. No segmento dos caminhões, o mercado da Ford é de 7,06%.

Ford & Michigan
17/11/2015 — A Ford testou um carro autônomo na “cidade artificial”, criada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O teste foi feito com um protótipo de um Fusion híbrido autônomo, estreando as ruas de uma “cidade” criada somente para os testes de carros autônomos. A “Mcity” foi anunciada em julho. A sua construção da foi baseada em estudos sobre os carros autônomos. É uma simulação de uma cidade com praticamente todos os seus quesitos. Numa área de 130 metros quadrados, ruas, semáforos, placas, faixas de pedestre, hidrantes e diferentes tipos de piso compõem o cenário que colocará à prova o potencial de um carro autônomo, testando todas as ocorrências e obstáculos possíveis que um carro controlado de modo automático pode enfrentar numa cidade.

ford-camacari1Em Solo Baiano
24/06/2014 — Com uma área de 47 milhões de metros quadrados, a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, é a única no Brasil que abriga todo o processo de produção dos carros da marca. Lá, veículos são desenhados, modelados e montados. Além disso, peças de mais de vinte fornecedores são feitas no local para acelerar a fabricação.

Um modelo de gestão novo no mercado automobilístico. É empreendedor, inovador e pioneiro no Nordeste”, disse à revista Exame o gerente de recursos humanos da empresa, Marcos Ângelo. Os modelos Fiesta Hatch, Fiesta Sedan e EcoSport já são produzidos na planta. Futuramente, o novo Ford Ka também entrará para a lista. O complexo tem quase dez mil funcionários. A fábrica, inaugurada no dia 09/04/2014, absorveu investimentos de R$ 400 milhões. Tem capacidade para produzir mais de 200 mil motores por ano.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados