20200715Magalu & Mônica

14/07/2020 — Em parceria inédita, a Turma da Mônica terá uma loja virtual no e-commerce do Magazine Luiza. Este mês, o portal da empresa disponibilizará grande parte do catálogo de produtos oficiais da turminha criada pelo cartunista Maurício de Sousa. São mais de quinhentos itens com foco inicial em produtos editoriais, como livros, gibis e HQs, e brinquedos. A interface, desenvolvida especialmente para a ação, ficará disponível por vinte dias tanto no site quanto no app oficial do varejista. Atualmente, a Mauricio de Sousa Produções conta com mais de duzentos produtos licenciados e mais de quatro mil produtos oficiais da marca com os personagens da Turma da Mônica. Além disso, tem em seus quadros mais de duzentos artistas, os quais produzem mais de mil páginas por mês.

Procon-MG
06/06/2020 — O Magazine Luíza terá de pagar uma multa de R$ 10,5 milhões em Minas Gerais. A sentença, exarada em março deste ano pelo Procon mineiro, afirma que a multa é por cobrança indevida de seguros e produtos não solicitados nas faturas do cartão de crédito da empresa. Além disso, ao perceberem a cobrança, os clientes não conseguiam solicitar o cancelamento do serviço, excluir os valores ou obter a devolução das quantias pagas indevidamente. O órgão do consumidor considerou a prática abusiva. O Magazine Luíza informou que recorreu da decisão na justiça comum daquele estado. A varejista, segundo os dados, teve lucro líquido de R$ 921,8 milhões em 2019. Em Franca, por denúncia dos consumidores, o Procon local tem mais de vinte processos contra a empresa.

frederico trajano 20171209Lucro Líquido
23/05/2020 — O Magazine Luiza registrou no primeiro trimestre de 2020 lucro líquido de R$ 30,8 milhões, queda de 76,7% em relação aos R$ 132,1 milhões registrados no mesmo período de 2019. O desempenho nos três primeiros meses do ano considera um ajuste não recorrente de R$ 38,8 milhões, relacionado a créditos tributários, provisão para riscos tributários e outros itens. Desconsiderando esses pontos, a empresa registrou prejuízo de R$ 8 milhões, revertendo lucro do ano passado.

Esse resultado se deu em decorrência do fechamento temporário das lojas físicas, da consolidação da compra da Netshoes e dos investimentos adicionais em melhoria do serviço. Esses pontos ajudaram a aumentar a despesa operacional ajustada em 39,1%, chegando a R$ 1,1 bilhão. Houve ainda no período um avanço de 2,4 vezes das provisões para perdas em crédito de liquidação duvidosa (R$ 30 milhões). A receita líquida da companhia cresceu 21% no período, atingindo R$ 5,2 bilhões. A receita bruta avançou 22,1%, subindo para R$ 6,5 bilhões. A empresa atribuiu o desempenho ao acelerado crescimento das vendas pela internet, incluindo a Netshoes, e o desempenho das lojas físicas antes do fechamento por causa da pandemia do novo coronavírus.

Estima-se que, por causa disso, as lojas físicas deixaram de vender cerca de R$ 500 milhões, o que impactou sobremaneira o resultado das receitas brutas. A receita com prestação de serviços aumentou 38%, com o crescimento de 184,8% nas vendas do marketplace (shopping virtual). O lucro, descontados os juros, os impostos, a depreciação do patrimônio e a amortização de dívidas (Ebitda) recuou 16%, caindo para R$ 332,6 milhões. Em termos ajustados, esse lucro caiu 29% (R$ 247 milhões). De acordo com o relatório encaminhado à Bolsa de Valores de São Paulo, o elevado crescimento das vendas pela internet, incluindo o marketplace, contribuiu novamente para o Ebitda. Entretanto, a perda das vendas das lojas físicas e o aumento das despesas em relação à receita líquida influenciaram a margem ajustada, a qual passou de 8,9% no primeiro trimestre de 2019 para 5,2% no primeiro trimestre de 2020. Mesmo com o desempenho inferior, o Magazine Luíza ultrapassou os R$ 100 bilhões em valor de mercado.

Em 2019
21/02/2020 — O lucro líquido do Magazine Luíza registrou R$ 921,8 milhões. O relatório contábil encaminhado à Bolsa de Valores de São Paulo informa que o valor é 54,3% maior em relação a lucro líquido de 2018. Especificamente no quarto trimestre do ano passado, porém, houve um recuo de 11,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre outubro e dezembro, o lucro líquido ficou em R$ 168 milhões. O desempenho operacional da varejista teve o impacto direto do aumento das vendas online, chegando a 48% do total. No sgeral, as vendas da companhia em 2019 chegaram aos R$ 8,990 bilhões. O ano passado também foi marcado por uma série de aquisições, com destaque para as plataformas de vendas online da Netshoes e Estante Virtual.

estante virtual1Estante
21/12/2019 — O grupo varejista Magazine Luiza recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica para comprar a Estante Virtual, um marketplace de livros novos e usados. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A aquisição da plataforma se fará no âmbito do processo de recuperação judicial do Grupo Cultura. Essa investida representa mais uma oportunidade de expansão dos negócios do Magazine Luiza no comércio varejista eletrônico, e uma boa oportunidade de capitalização para a Estante Virtual, de acordo com o relatório do CADE. O valor da operação não foi revelado.


 

 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados